quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Uma nova chance

 

Lucas 18:18 - 25

Deus é bom, invariavelmente bom, verdadeiramente bom, fielmente bom, justamente bom, amorosamente bom, pacientemente bom, firmemente bom, etc.

Deus é bom!

Dicionárioweb:

Que é perfeito sob o ponto de vista moral;

Que tem as qualidades que convêm à sua natureza ou destinação.

Dicionário Houaiss:

Que corresponde plenamente ao que é exigido, desejado ou esperado quanto à sua natureza.

Em Lucas 18 Jesus afirma que Deus é bom. Que somente Ele é bom. No verso 9 Jesus afirma que "Ninguém é bom, senão um, que é Deus."

Mas o que Jesus quis dizer com esta afirmação?

Gn 1:3,4,10,12,18, 21, 25, 31

Nestes versos de Gênesis o que Deus estava querendo dizer com essas afirmações? Ele mesmo usou o adjetivo "bom e boa", para qualificar tudo que Ele fez. Inclusive o homem, foi criado como bom.

Que idéia vem à nossa mente com estes versos de Gênesis?

Qualidade, perfeição, completo, sem nada mais a fazer.

O padrão de qualidade de Deus não muda, não aceita adaptações, não aceita concessões.

Deus é assim, perfeito, completo. E na sua bondade Ele também é santo, justo, reto, inteiro, fiel, firme, paciente, amor, verdadeiro, etc. E nisto tudo Ele é bom. Ele é bom em tudo que faz e tudo que faz é bom e ou muito bom.

Estamos na última semana do ano. Você pode dizer que este ano foi bom ou um bom ano?

Se formos qualificar o que fizemos este ano, poderemos dizer que foi bom, tudo que fizemos?

Deus pode afirmar que tudo que ele faz é bom, pois ele é Deus, perfeito, acima de tudo e de todos, puro, santo, incontaminável.

Quanto a nós, tudo que fazemos sofre ou pode sofrer influência do pecado e da contaminação presente no homem. Vale lembrar que o homem foi feito bom, mas por decisão sua própria, tornou-se "não-bom".

Logo, o que fazer para com tudo que fizemos que não pode ser qualificado por Deus como bom? Ainda há esperança, possibilidade?

Sim! O próprio Deus em Gênesis 3:15 nos dá um sinal. Ele apontou para o futuro e afirmou que haveria esperança.

Em se tratando de futuro, para nós é passado e presente ao mesmo tempo. Jesus veio no passado mas é presente, cumprindo a palavra de Deus de Gênesis e dizendo com sua própria vida, DEUS É BOM e há chance para um RECOMEÇO!

Em Lucas 15:11 – 24 podemos ler a passagem da parábola do filho pródigo. Nesta passagem Jesus ensina várias verdades, mas quero destacar que Ele ensinou que Deus é bom e que há chance para um recomeço.

O filho pródigo saiu de casa, da casa de seu pai, onde possuía de tudo e de tudo que quisesse. Ele estava insatisfeito e decidiu sair por sua própria conta e risco, contra a vontade de seu pai. Foi ao  mundo, caminhou por caminhos escuros, estranhos, pecaminosos.

Fez o que o Salmo 1º orienta que não se deve fazer. Andou segundo os conselhos dos ímpios, assentou-se nas rodas dos escarnecedores e deteve-se nos caminhos dos pecadores. Além disto, deixou de meditar na lei do Senhor.

Qual foi o resultado? Perdas, perdas e mais perdas. Chegou a ficar sem nada. Nesta situação de miséria moral, espiritual, emocional, etc lembrou-se da casa de seu par e de seu pai. Lembrou-se que seu pai era bom e que mesmo com tudo que ele fizera seu pai o receberia de volta.

Esta parábola fala do homem, você e eu. Também fala de Deus, na figura do pai. A parábola apresenta Deus como aquele que está disposto a permitir o recomeço, e na verdade deseja ansiosamente que seus filhos pródigos voltem.

Deus é bom mas ele também é justo, reto, santo. Para que possa recomeçar há que se trilhar alguns requisitos.

1-    reconhecer Deus como único Deus verdadeiro e como Senhor e Rei de sua vida;

2-    reconhecer sua condição de necessitado e carente da graça de Deus (Rm 3:23);

3-    decidir deixar o mundo e seus atrativos e decidir de igual modo voltar-se inteiramente para Deus

4-    agir corretamente. Não basta saber que está errado e saber quem pode ajudar, temos que ir a esse alguém e nos confessarmos, para que seja-nos dada a nova chance (I João 1:9).

Neste final de ano Deus está nos dando uma nova chance, e vc o que fará?

Pr Charles Augusto

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Meditação diária 24 de Dezembro de 2010
Graça e paz amados! Que Deus te faça próspero neste dia e que suas atividades obtenham êxito no Senhor, nossa Rocha, Salvador, Libertador, Senhor e Rei. Em nome de Yeshua, amém!
Neste dia estive meditando no livro de Provérbios cap. 28 e encontrei um verso que me saltou aos olhos. Verso 9:"O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até sua oração será abominável".
Neste verso temos uma resposta para tantas situações que temos visto e/ou ouvido nestes dias. Muitas pessoas se perguntam ou perguntam a outros, "Por que as minhas orações não são ouvidas, porque as coisas não acontecem?". "As coisas acontecem para fulano e para mim...?!"
O escritor deste verso teve esta revelação, que se torna profunda na medida do convencimento do Espírito Santo em nós.
Aquele que desvia seus ouvidos de ouvir a lei, aquele que não está nem aí para a lei, aquele que não se importa com a lei nem com o que emitiu a lei, aquele que não valoriza os princípios, este tem uma colheita maligna. Ele não terá suas orações ouvidas, atendidas! Pelo contrário, suas orações, suas petições serão abominação diante de Deus. Elas não serão ouvidas por Deus.
É o princípio da semeadura e da colheita proclamado em Gálatas 6:7, "Não se engane, de Deus não se zomba; tudo que o homem semear, isso também colherá.". Portanto, se o homem não atenta para a lei nem para o Senhor da lei, o Senhor da lei também fechará seus ouvidos às orações destes. Eis então a compeensão do verso citado inicialmente.
Para concluir cito o verso de I João 5:3" Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos;".
Querido leitor, o pré-requisito para termos nossas orações ouvidas por Deus é amarmos a Ele e guardarmos os seus mandamentos. Vele esta palavra em sua vida.
Que Deus te abençôe neste dia, shalom!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Graça e paz internautas! 
      Com muita alegria e vitórias que chegamos ao fim de mais um ano. Deixo com vocês esta mensagem a seguir.
Isaías 9:6 e 7 "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isso."
     Estamos na ante-véspera do Natal, data muito festejada na terra. Mas o que significa esta data para você? e o que realmente significa o Natal? São duas perguntas que nos levam a pensar. 
     A sociedade apresenta o Natal como algo inquestionável, como o dia de nos alegrarmos (parecendo que não devemos nos alegrar no restante do ano), o dia de darmos presentes uns aos outros (todos os dias podemos e devemos dar presentes aos que nos cercam, amor, carinho, consolo, compaixão, um ombro, etc e não somente no Natal), o dia do ano de fazermos o bem ao "próximo", desde que ele permaneça distante o restante do ano. Isto tudo é como se fosse uma hipocrisia, uma falsidade.
     Para o comércio esta data representa lucro. Para muitos não representa nada, pois não recebem nada o ano todo e nesta data também não recebem.
     Mas será que Jesus nasceu no natal? Com certeza Ele nasceu, a história está aí para reafirmar. Pois vivemos no ano 2010 d.c. (depois de Cristo). Outra certeza temos, o dia do nascimento de Jesus é desconhecido e este dia também é chamado seu dia natalício, que é dia do nascimento, mas não foi em 25 de Dezembro, posso te garantir.
     Nesta época do ano, em Israel, é inverno. Muito frio, época do ano que os pastores recolhem seus rebanhos aos apríscos para guardá-los do frio. Como é que Jesus iria nascer no inverno e ficar em uma estrebaria, aberta? Não tem sentido. Outro ponto, nos evangelhos lemos que 3 Reis Magos estavam no campo pastoreando seus rebanhos e viram uma estrela diferente que os conduziu até Jesus. Se era inverno eles não estavam nos campos, pois é muito frio. 
     A bíblia nos aponta que Jesus nasceu em uma época de recenseamento, no período da Festa dos Tabernáculos. Época em que todos os judeus se dirigiam ao templo para comemorarem o tabernacular de Deus na terra, na saída do Egito. Esta época se dá tradicionalmente no fim de Setembro e início de Outubro, portanto não em Dezembro.
     E agora?! Surgem mais questões. Por que então se atribuiu esta data ao nascimento de Jesus? Isto ocorreu na época do Império Romano, quando o cristianismo foi declarado como religião oficial do império pelo imperador Constantino. Eles já comemoravam no dia 25 de dezembro o nascimento do deus Sol e passaram a afirmar que Jesus era este Deus Sol nascido. Unindo assim o santo e o profano, facilitando a adoração dos cristãos romanos anteriormente adoradores de ídolos.
     Quem comemora o Natal, o nascimento de Jesus, na verdade está adorando o nascimento do filho do deus SOL.
     Abramos nossos olhos, Deus nos chama para um novo entendimento.
     Adoremos a Jesus por ser o Filho de DEus e nosso Salvador, e somente a Ele.

Pr Charles Augusto 

Neste link você poderá ver um artigo completo sobre o assunto.

http://vigiandoeorando.blogspot.com/2007/07/o-natal-veio-do-paganismo-existe-provas.html

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Meditação diária
Provérbios 28:5
"Os homens maus não entendem a justiça; mas os que buscam ao Senhor a entendem plenamente"
Graça e paz! Neste dia temos este verso para meditação.
Justiça, é algo que tem sido escasso em nossos tempos, especialmente em algumas situações. Mas o que vem a ser justiça? Segundo o Novo Dicionário Aurélio, a justiça consiste em dar a cada um, em conformidade com o direito, o que por direito lhe pertence. Do ponto de vista filosófico, o sentimento de justiça é intrínseco à consciência humana. O homem normal dotado de discernimento do bem e do mal, do certo e do errado, acredita que também tem a capacidade de discernir o que é justo do que não é.
Sabemos que temos um Justo Juiz, Deus Todo Poderoso, que por possuir a capacidade de saber de todas as coisas não pode ser enganado nem disvirtuado. Ele dará a cada um segundo as suas palavras e suas obras. Gálatas 6:7 nos evidencia um princípio do Reino de Deus, tudo que o homem semear ele colherá e há a instrução de que não se pode enganar a Deus.
Portanto, os que praticam a maldade não entendem o que é justiça, porque para eles a justiça é cega, surda e muda. É manipulável e controlada pelos interesses dos mais abastados e/ou dos mais poderosos.
Mas os possuem em si a presença do Espírito Santo de Deus possuem a capacidade dada por Deus de seguir aos princípios e por eles tomas as suas decisões. Dar a cada um o que lhe pertence. Compreendem perfeitamente e justiça.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ídolos do coração - Parte II - Estudo de células da semana


PARTE II
     Avaliemos o exemplo bíblico de Raquel. Em Gênesis 29:16 a 30:24 vemos esta mulher demonstrando inveja e um grande desespero por não ter filhos, enquanto sua irmã Lia tinha vários: “Quando Raquel viu que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã. Por isso disse a Jacó: 'Dê-me filhos ou morrerei!'”.
     Podemos dizer que o ídolo do coração de Raquel era “filhos”. Contudo, a razão de sua inveja e desespero é mais profunda do que o desejo de ter filhos. Ela os queria porque pensava encontrar neles aquilo que iria satisfazer seu desejo mais profundo por significado dentro de sua família e dentro daquela sociedade, que enfatizava excessivamente o papel de mãe para as mulheres.
     Se não tivesse filhos, na compreensão de Raquel, ela perderia sua importância diante de seu marido para Lia (havia uma disputa entre as irmãs – Gn 30.20) e seu valor dentro da família (Gn 30.8).
     Raquel tinha um desejo idólatra de reconhecimento (orgulho). Os filhos, assim, se tornaram seu ídolo porque pareceram poder satisfazer seus desejos mais fortes.
     Os desejos idólatras compreendem os anseios mais intensos do ser humano quando voltados para qualquer outro objeto que não seja o próprio Deus.
     O ídolo, por sua vez, é tudo aquilo a que um indivíduo se apega por entender que é nisso que encontrará a satisfação dos seus desejos.
     O desejo é o objetivo e o ídolo é o meio para alcançá-lo.
     Um exemplo disso, semelhante ao de Raquel, é o caso de alguém que anseia por ser apreciado e reconhecido pelas pessoas (desejo idólatra), e que encontra a sua satisfação no desenvolvimento de uma forma física que todos apreciem. Neste caso, a atividade física, apesar de não ser errada em si mesma, pode se tornar um ídolo. NARCISISMO.
     Gálatas 5:16-21 – concupiscência da carne = ídolos do coração
Diante disso, podemos entender “ídolo do coração” como sendo tudo aquilo que o homem adora (consciente ou inconscientemente) por acreditar encontrar nisso a satisfação para os seus desejos mais profundos. É tudo aquilo que o ser humano ama mais do que a Deus, e que ocupa o lugar dEste em sua vida, mesmo que apenas momentaneamente.
     As Escrituras parecem afirmar a existência de um culto que o homem celebra em seu coração quando dá prioridade a qualquer outra coisa que não o próprio Deus verdadeiro.
     Diante de tudo isso, parece desnecessário afirmar que o foco para a transformação de vida é o coração e não a mudança do comportamento em si.
Mateus 23:25-28
     De nada adianta mudar o comportamento, se o coração permanecer o mesmo. A maldade continuaria no interior do homem e encontraria outras formas de se expressar. Por isso Jesus ensina que é preciso limpar o interior do copo, ou seja, o coração, e a conseqüência disso é que o exterior do copo, ou seja, nossas ações, serão limpas.
     Para identificar ídolos do coração devemos observar:
1) Nos relacionamentos
     Analisar casos de relacionamentos instáveis e flutuantes. Conflitos de relacionamentos.
Tiago 4:1-12
2) Nas circunstâncias
     Variações entre adversidades e prosperidades, flutuações entre com e sem dinheiro.
3) Nos casos de dor excessiva
     Que pode revelar idolatria, quanto a sofrimento. O sofrimento como algo que é cultuado para atrair a atenção e outros ou manipular outros.
4) No modo de falar
     Reações ao ser confrontado como endurecer coração.
5) Nos comportamentos corrompidos
     Com pessoas, paixão lasciva, etc.

     Esaú deu espaço a um ídolo de ódio, em seu coração, por causa da unção que estava sobre Jacó, Esse ódio nasceu por causa da unção dobrada que estava sobre Jacó. E é preciso deixarmos registrado que a escolha de uma pessoa para ser continuadora da linhagem não precisa que seja primogênita. E isso Raquel não entendia e nem Jacó entendeu a princípio.
     E começa a questionar: “Quem ele pensa que é para me tratar deste jeito?”
“É o queridinho do papai?!”
     Como discipulador, o maior ínimigo meu é o ídolo que está no coração do discípulo, que não aceita a unção no discipulador.
     Esse ídolo fez com que Jacó retardasse o cumprimento da promessa, fugindo de Esaú. Esses ídolos travam o cumprimento da promessa, por isso Jacó fugiu com medo e perdeu + de 14 anos. Atrasou a promessa em + de 14 anos. E por muitos anos nem se lembrou que tinha um propósito na vida e que havia sido chamado por Deus. Digamos que por 14 anos pensou e trabalhou para ter a mulher que lhe encheu os olhos. Neste tempo o propósito esteve parado.
     Com ídolo do coração só se lida com ele por meio de revelação, por discernimento. Pois o ídolo é incubado, é escondido. E somente o Espírito Santo de Deus é que sonda os corações e pode revelar.
     Esse mesmo ídolo nasceu em Caim que o levou a matar Abel.
     Jacó foi cuidar das coisas desta vida, livrando a pele dele e a promessa ficou para “depois que eu me salvar.”
     Esses inimigos fazem a gente retroceder para o lugar que Deus nos tirou. Jacó voltou para as terras de onde sua mãe for a tirada, para onde não deveria retornar.
     Os ídolos do coração fazem com que sejamos enganados. O jugo pesa e cansa. Porque aceitamos jugo de discípulos que estão conosco é que ficamos cansados e desgastados, como discipuladores.
     Destes ídolos nasceu o povo Edomitas, nasceu o cristianismo sem Cristo (com um Cristo bebê), nasceu roma. Não a cidade mas toda a regência que está por detrás da igreja romama.
     Esaú é símbolo daqueles que tem desprezo pelas coisas de Deus. Todos que têm despreso pelas coisas de Deus são descendentes espirituais de Esaú.
     Os ídolos do coração tentam destruir todos aqueles que são frutíferos.
     Os discípulos que agem assim são traiçoeiros e traem porque têm ídolos no coração.
     Como vencer os ídolos do coração?
     Como foi o Peniel de Jacó?
     Iremos ter vitória guerreando com o Anjo e tendo encontros com Deus.
     Esaú ia matar Jacó e ele sabia disso. Seu reconhecimento e arrependimento em Peniel, vencendo os ídolos de seu próprio coração, o permitiu seguir em frente para enfrentar a Esaú e seus ídolos do coração.
     Quem tem ídolos no coração não reconhece a soberania de Deus. 
     Quem não se converte fica pelo caminho e seu nome é esquecido.
     Esaú amaldiçoou Jacó e por isso foi amadiçoado por Deus.
     Gn 12:3. Quem me abençoar será abençoado e quem me amaldiçoar será amaldiçoado. Ai daquele que tocar em quem tem a unção.
     Honrar é atitude do coração.
     A unção em alguém suscita descendência.
     Jacó pediu ao Anjo a retomada do propósito que incluia o perdão de Esaú. 
Meditação diária
Provérbios 22:4
“O galardão da humildade e do temor do Senhor é riquezas, e honra e vida”
     Graça e paz a todos! Deus é bom, incomparávelmente bom, infinitamente bom não há outro como Ele, Deus, O Eterno, O Todo Poderoso, Rei dos reis, Justo Juiz Deus Forte, ...
     Na minha leitura diária e meditação no livro de Provérbios encontrei este verso acima. Confesso que foi surpresa, pois não me lembro dele anteriormente, apesar de já ter lido a bíblia toda algumas vezes.
     Por isso é que confessei que Deus é bom. Porque Ele é que dá a recompensa, Ele é que dá a colheita da semente. Já sabíamos que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Agora também sabemos que é semente de riqueza, honra e vida.
     Juntamente com a humildade, o temor do Senhor produz a recompensa de riquezas, honra e vida. Glória a Deus!
     O que devemos fazer? Plantar, semear a boa semente para colhermos o bom fruto!
Shalom!

sábado, 11 de dezembro de 2010

Meditação diária

Provérbios 22:24,25

"Não te associes com o iracundo, nem andes com o homem colérico; para que não aprendas as suas veredas e, assim, enlaces a tua alma."

     Shalom! Tenho lido e meditado no Livro de Provérbios e tenho descoberto muito conhecimento, como nestes versos.

     Não pude deixar de me lembrar do Salmo 1, quando declara bem-aventurado todo aquele que não se envolve com pessoas ímpias, escanecedoras e pecadoras.

     Aqui em Provérbios a conotação é como conselho e advertência. E a advertência é para com os iracundos e coléricos.

     Iracunda é a pessoa inclunada à ira, irascível, agitada, "fervente". A pessoa que se exalta facilmente por assuntos simples e até por causas que não são suas. Pessoa que vive tomando as dores dos outros e entrando em atritos e discussões sem motivo aparente.

     Colérica é a pessoa de irritação fácil, impulsiva, de impulso violento contra o que nos ofende ou indigna.

     O sábio registrou em Provérbios que quem caminha com tais pessoas assimila tais compotamentos, passa a ser iracundo e colérico, e isto é perigosíssimo. Nos dá a idéia que "pega", contamina, dissemina.

     Deixo um conselho. Leia Salmo 1˚.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Meditação diária

Meditação diária
Provérbios 18:21
"A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto."
     Ap. Tiago registrou muito bem sobra a língua na epístola de Tiago 3:5-11 uma reflexão profunda sobre o poder da língua e por conseguinte das palavras. Tiago chama a língua de "mal incontido", que ninguém pode domar. 
     As palavras possuem um grande poder, podem exaltar e destruir. A língua lança mão da palavra para adorar a Deus e também para cometer o mal. Uma coisa é certa, não se pode usar a mesma palavra para o bem e para o mal. 
     Com a língua se libera palavras que geram vida, com a língua se semeia a boa semente do evangelho da salvação, com a língua se adora a Deus com palavras e com louvores, mas com a mesma língua se ofende às pessoas, se ofende a Deus, se comete pecados o que traz a morte. De acordo com Rm 6:23 " o salário do pecado é a morte."
     Há um ditado popular sobre a língua, "Palavra fora da boca é igual a pedra fora da mão." Uma vem liberada não há com voltar atrás. Uma palavra liberada encontra abrigo, para o bem ou para o mal. Os anjos tomas as palavras ungidas e abençoadoras e a fazem acontecer. Da mesma maneira os demônios tomas as palavras malignas para efetuarem o mal, como uma legalidade.
     Por fim não podemos deixar de falar sobre o coração. A boca fala do que há no coração, para o bem ou para o mal.
     Façamos o bom uso das palavras e comeremos de seus frutos. 








Ídolos do Coração


Apa Dirlei Lima

·      Gn 25:19-34
·      Ez 14:1-8 – ídolos do coração.
·      Ezequiel 16.36, 18:6, 23.37 – ídolos nestes versos é entendido como pensamentos de uma pessoa.
·      Ezequiel 14:22,23 e 24.14 - ídolos nestes versos é entendido como obras devassas, ações perversas.
·      Ezequiel 14:3 e Lucas 11:17 – ídolos neste verso é entendido como pensamento conteúdo do raciocínio.

O que paralisa o crescimento da nossa descendência?

Ídolos do coração!

O que são ídolos do coração?

Comecemos ponderando sobre os ídolos. O termo “ídolo”, ou equivalente, aparece cerca de duzentos e quarenta vezes nas Escrituras. A maior parte destes usos ocorre no Antigo Testamento, onde é utilizado pouco mais de duzentas vezes. Pelo menos quinze palavras são usadas no hebraico para se referir, direta ou indiretamente, aos ídolos ou às imagens: תרפים (idolatria, ídolos, imagens); אשׇרה (deusa babilônica); אליל (de nada, sem valor); ב ׇמה (lugar alto, colina); גלול (ídolos); הבל (vapor, fôlego, vaidade); ציר (imagem, ídolo); שקץ (ídolo, abominação); שוא (vacuidade, falsidade); צבע (ídolo, imagem); פסל (ídolo, imagem); תבנית (figura, imagem); מסכה (libação, imagem fundida); לצתמפ (coisa horrível,repugnante);צלם (imagem,vazio)eסמל(imagem,estátua,ídolo).

No Novo Testamento, a palavra mais usada é εἰδώλον, que significa “imagem”, “réplica”. Etimologicamente, o termo é derivado de εἶδος, que significa “aparência externa”, “forma”. Contém a idéia de algo que representa a forma de um objeto, seja de modo real ou imaginário. Essa é a idéia básica das Escrituras a respeitos dos ídolos: são imitações.

Podemos observar que existe uma certa ênfase no fato de que os ídolos são “imagens”. Com efeito, o termo usado para se referir à imagem de Deus no homem (Gn 1.26), também é aplicado aos ídolos (צלם).

Os ídolos, portanto, refletem a imagem de algo, mas não a de Deus, pois as Escrituras referem-se a eles como “abominação” (שקץ), “coisa horrível e repugnante” (לצתמפ) e “falsidade” (שוא).

O termo, assim como tantos outros usados para se referir aos ídolos, destaca a idéia repetida pelas Escrituras de que qualquer tentativa representar e substituir a Deus é uma completa aberração aos olhos do Senhor.

Os ídolos são imitações vãs e distorcidas de um Deus que não pode ser imitado. Sendo descritos como “abominação” (שקץ), “coisa horrível e repugnante” eles representam a imagem, não de Yahweh, mas do próprio coração humano , (מפלצת) pecador, que possui em si mesmo, o desejo de ser como Deus (Gn 3.5).

Nesse sentido, da mesma forma como o homem foi criado à imagem (צלם) de Deus, o homem criou deuses que refletem a imagem da maldade de seu próprio coração. Com efeito, o livro de Isaías deixa claro que o homem cria, a partir da madeira, um ídolo que seja à sua semelhança (תבנית) e que expresse a sua própria beleza ou glória (תפארת - Is 44.13).

Além disso, não podemos desconsiderar o fato de que as Escrituras destacam a idéia de que por trás dos ídolos existe uma influência demoniaca (Lv 17.7; Dt 32.17; Sl 106.37), que deseja desvirtuar a imagem de Deus (2 Ts 2.4).

Diante disso, podemos concluir que o uso do termo "ídolo" nas Escrituras aponta para o fato de que se trata de uma imitação criada pelo homem com o objetivo de reproduzir a Deus, mas que é, na verdade, cópia de seu próprio coração caído, e que, por conseguinte, acaba ocupando o lugar de Deus na vida do ser humano.

idolatria= qualquer coisa que desvia nosso coração de Deus ou Seus princípios.

No Antigo Testamento, apenas o vocábulo לב (e sua variante לבב) é usado para designar a idéia de coração. O seu sentido abrange a idéia de alma (2 Rs 5.26), mente, conhecimento (1 Rs 3.12; 4.29), razão (Jó 12.24), reflexão (Ne 5.7), memória, resolução (2 Cr 24.4), determinação da vontade (Ex 25.2; 35.21), lugar das emoções (Ex 4.14; 1 Sm 2.1). Em Gênesis 8.21, é usado para se referir ao propósito “íntimo” do homem, que é mal. Também é utilizado para se referir à sede dos pensamentos (Gn 24.45).

No Novo Testamento, pelo menos três vocábulos são traduzidos como “coração”. O primeiro deles é καρδία. Este vocábulo traz em si o sentido de órgão do corpo, centro da vida física e espiritual, fonte ou lugar dos pensamentos (Mt 9.4), crenças (Mt 24.48; Mc 11.23; Lc 2.35), desejos (Mt 5.28; 6.21), emoções (Jo 16.22; At 2.26), propósitos (Mt 9.4; At 5.4); centro da vontade e caráter (Mt 15.19; Lc 6.45). O segundo é ψυχή, que compreende a idéia de respiração, fôlego da vida (Mt 2.20), força vital que anima o corpo (Mt 10.28; Mc 10.45), alma (lugar dos sentimentos e afeições – Mt 26.38; Hb 10.38). O terceiro vocábulo é σπλάγχνον. Seu sentido literal é “entranhas”, “intestinos”. Também compreende a idéia de “sede das paixões”, já que se entendia que as vontade mais intensas do homem provinham de suas entranhas.

Para o judeu, o sentido era muito mais abrangente. Engloba ainda a idéia de razão, desejos e vontade.
Diante disso, podemos entender o coração como a sede dos pensamentos e razão (cognitivo), das emoções e desejos (afetivo) e da vontade e ação (volitivo). Isso nos mostra que é no seu interior que as escolhas e decisões são feitas. Por conseguinte, é nele que se trava a batalha entre o pecado e a santidade, entre a dedicação a Deus e o amor pelas coisas deste mundo. É no coração que adoramos a Deus ou a ídolos.

Idolos do coração: Inveja, ódio, não reconhecer unção do irmão e questionar soberania de Deus.

Diferentemente do uso mais comum do termo, o profeta Ezequiel o aplica à adoração que ocorre dentro do coração humano. A referência não é a imagens, estátuas ou coisas semelhantes, mas a tudo que o coração do homem venha a adorar dentro de si. O contexto indica que “ídolo do coração” é tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus na vida de alguém:

Porém, podemos adiantar que um dos aspectos mais consideráveis na idolatria do coração são os desejos da carne, que anseiam por ser satisfeitos. É no ídolo que o homem pensa encontrar a satisfação para estes desejos.

Continua...

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Meditação diária
Provérbios 19:21
"Muitos são os planos no coração do homem; mas o designio do Senhor, esse prevalecerá"
     É natural do homem a imaginação, isto o faz semelhante à Deus. Mas o ser humano está cada vez mais contaminado pelo mal e pela iniquidade, a ponto de maquinar, planejar projetos de benefício pessoal e malefício alheio.
     No popular se diz que o homem "puxa a brasa para a sua sardinha", o que è verdade. As pessoas pensam primeiro eu, segundo eu, terceiro eu e se der eu novamente. O egoísmo tem sido freqüente no homem.
     Também faz parte do ser humano o planejar amanhã. "Farei isso ou aquilo...". Mas se esquece de buscar de Deus a orientação certa para cada momento.
     O homem pode planejar o que quiser, devemos sim planejar o nosso amanhã baseado na orientação de Deus e da sua palavra. Mas no momento de acontecer, o que importa é a vontade de Deus, que prevalece sobre todos.
     Os designios do Senhor Deus é que irão sempre prevalecer!

sábado, 4 de dezembro de 2010

Meditação diária 02 de Dezembro de 2010
Provérbios 12:25
"A ansiedade no coração do homem o abate; mas uma boa palavra o alegra"
Provérbios 15:13
"O coração alegre aformoseia o rosto; mas pela dor do coração o espírito se abate"
Ansiedade é vista com a doença do próximo século. No ritmo em que estamos, agitação das pessoas
estresse do trabalho, muitas atividades, o ser humano tem estado cada vez mais inquieto.
A velocidade dos acontecimentos tem sido cada vez maior. Ainda "ontem" foi Janeiro de 2010 e hoje já é Dezembro. Esse ano passou muito rápido e com toda essa agitação e velocidade dos acontecimentos as pessoas estão mais e mais ansiosas.
Ansiosas pelo que lhes acontecerá amanhã, ansiosas pelo que fará amanhã, ansiosas pelos familiares que saem de casa para trabalhar e estudar, ansiosas por si mesmas que enfrentam desafios cada vez maiores devido à competitividade da sociedade.
Ansiedade á a raiz da inquietação e instrumento da preocupação. Ela rouba a paz, a alegria, a tranquilidade, o sono, a saúde, etc. A ansiedade é instrumento de adoecimento nas pessoas.
Os consultórios dos psiquiatras estão cada vez mais cheios, é difícil marcar um horário com um psiquiatra. Estes médicos que cuida da alma das pessoas não tratam a causa dos problemas, apenas Jesus pode cuidar da alma e curá-la. Somente Ele tem acesso aos recônditos da alma.
Um homem ansioso vive paralisado ou sob o peso do sofrimento psíquico. Mas quando recebemos uma palavra alegre e de paz na unção a ansiedade se desfaz. A palavra ungida acalma a ansiedade e aformoseia o rosto.
Shalom!
Meditação diária 01 de Dezembro de 2010
Provérbios 11:18
"O ímpio recebe um salário ilusório; mas o que semeia justiça recebe galardão seguro"
Shalom amados, mais um dia na história desta vida e mais uma meditação diária neste blog.
Estou meditando no livro dos Provérbios, e hoje tive o prazer de ler e meditar no capítulo 11.
Temos visto e conhecemos bem, a realidade de salários no Brasil. Conhecemos o salário mínimo, que de mínimo tem tudo.
Para conhecimento geral, a palavra salário veio da "remuneração diária". Nas forças militares o pagamento tem o nome de "soldo". O império romano pagava seus soldados com o soldo diário que muitas vezes era de sal. Daí a a palavra salário.
O salário deve ser a remuneração que cubra todas as necessidades durante o mês. Algo que com o salário mínimo se torna difícil, por vezes.
Neste provérbio temos então que o salário recebido pelos ímpios (aqueles sem temor a Deus, que não são nascidos de novo) é ilusório. É uma renda que não dá para nada e engana os que o recebem.
Mas aquele que poupa, semeia justiça tem uma poupança futura garantida, receberá galardão. Receberá colheita da sua semeadura.
Te convido hoje a semear sementes de justiça e esteja certo, a ciç'olheita é certa.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Atualização do Estudo de células da semana

Graça e paz amados internautas!

Passo aqui para lhes informar que atualizei o Estudo de Células da Semana. É a continuação do anterior, muito bom não perca.

Abraço
Meditação diária 30 de Novembro de 2010
Provérbios 10:22
"A bênção do Senhor é que enriquece; e Ele não a faz seguir de dor alguma"
     Bênção é o que todos querem. Se você perguntas às pessoas na rua se elas querem uma bênção de Deus, certamente dirão que sim. O ser humano quer, deseja, necessita de ser abençoado. Ser abençoado por alguém traz uma sensação gostosa de bem estar, traz alegria, sem falar que traz preenchimento, satisfação de necessidades.
     O ser humano sempre quer mais, quer mais e mais. Quer sempre ser abençoado. Muitos querem ser "abençoados" sem se importarem com os meios para alcançar a "benção". E muitas vezes fazer coisas erradas justificados pelo objetivo a ser alcançado ou baseado nos erros dos outros.
     Nós, humanos, somos imediatistas. Queremos as coisas para ontem quando é preciso de tempo para que se estabeleça a realização. E você, como você é? Também é imediatista?
     Eclesiastes 3 diz que existe tempo para todas as coisas. Deus é sábio e sabe o tempo certo para abençoar um filho. Quando Ele vê que aquela bênção pode afetar o filho e dar brecha para que ele se desvie do  caminho Ele retarda a liberação da bênção. Deus vê o futuro e certamente não vai concordar nem liberar uma "bênção" para um filho seu que lhe traga males.
     Nada que Deus libera de bênção para alguém traz peso ou sofrimento. Deus não é tentado pelo mal nem a ninguém tenta, segundo Tiago cap.1.
     Confie no Senhor, Ele te ama mais que você o ama e não irá lhe fazer mal nem quer que você sofra.
Shalom!
Meditação diária 29 de Novembro de 2010
João 3:16
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho, para que todo aquele que nele crer, não pereça mas tenha a vida eterna."
     Que iniciativa majestosa, dar o primeiro passo para que os outros o vejam e o sigam. Deus é assim, abundante em toda a maneira. Ele deu o primeiro passo e praticou um ato sobrenatural de amor. Entregar seu filho em lugar de você e no meu lugar.
     Uma oferta sobrenatural, eterna, poderosíssima, sem palavras para qualificar. Deus deu o que Ele tinha de melhor, seu filho, único filho, para salvar os outros filhos todos que viessem a existir. Inclusive você e eu. Ele Sabia de nós, sabia que um dia nós teríamos a oportunidade de ler tais versos e meditar em tal prova de amor sem segundas intenções.
     E esta prova de amor foi para todos, TODOS! Para qualquer pessoa, inclusive para qualquer pecador. Não importa sua origem, ou seu estado no momento. O que importa é se você está aberto para receber a deus em sua vida. ele fará um milagre maravilhoso. te dará vida eterna!
Graça e paz!
Meditação diária 28 de Novembro de 2010
Atos 1:8
     "Mas recebereis poder...". Que declaração maravilhosa. Jesus estava nos prometendo um revestimento especial de poder da parte de Deus. E poder de Deus significa unção do Espírito Santo de Deus sendo derramada.
     O poder de Deus em operação se chama Espírito Santo, RUAH KADOSH. Ele é poder puro e contra Ele não há barreira ou dificuldade que fique de pé.
     João 1:12 também fala deste poder. Aqui o poder de Deus é derramado com um objetivo diferente. Objetivo de transformar em filhos todos aqueles que recebem a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. Por meio deste poder podemos ser enxertados na videira verdadeira que é Jesus.
     A oferta é para todos mas não são todos que o recebem como Senhor de suas vidas. Ele veio para todos mas apenas todos os que crêem Nele e o recebem como o Salvador recebem este poder em suas vidas.
     Lá em Atos o poder era para testemunhar. O revestimento de poder naquele momento era para dar testemunho do agir de Deus na sua localidade, na sua cidade, em seu estado e nação.
     Esse é o mesmo poder que ressuscitou a Jesus Cristo dos mortos ao terceiro dia, não é pouca coisa não! É o maior poder de todo o universo pronto para transformar pessoas e vidas. Aliás dar vida aqueles que estiverem mortos em suas vidas e pecados.
Shalom!

sábado, 27 de novembro de 2010

Violência no Rio de Janeiro

Graça e paz a todos!

     Infelizmente temos visto e ouvido muitas notícias ruins nos noticiários a respeito do Rio de Janeiro. O Rio está numa guerra civil. Guerra de traficantes contra a forças militares (Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Marinha, etc). Nunca vi algo assim antes.
     Precisamos interceder pela cidade e pelo estado do rio de Janeiro. Temos muitos irmãos e irmãs que residem lá e carecem da cobertura de oração. A bíblia nos chama a orarmos pela paz de Jerusalém, eu te convido a orar pela paz do Rio. Cidade maravilhosa, beleza natural impressionante, mas nada vale sem Jesus a governando. Oremos pelos governantes do Rio, pelos legisladores e por todas as autoridades envolvidas nestas operações.
     O Rio é parte do Brasil como qualquer outro estado. Somos todos irmãos, então vamos orar uns pelos outros.
     Que venha o peso da Glória de Deus sobre o Brasil e sua orla toque o Rio de Janeiro, o cubra com a sombra do Altíssimo e haja paz em seus morros, ruas, praças. Que haja justiça naquela cidade, em nome de Yeshua, amém!
Meditação dia 26 de Novembro de 2010
Isaías 40:30,31
"Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão e não se fatigarão."
     Os dias têm sido muito agitados, corridos. Os dias têm passado numa velocidade assustadora, ainda "ontem" eu estava me formando, logo em seguida me casei; e isto aconteceu em 1998 e 1999 respectivamente. O excesso de atividades e ocupações tem sugado nossas energias e a disposição. O "secularismo" têm sido inimigo das realizações, pois o tempo tem passado velozmente e mal o percebemos.
     Junto com o excesso de atividades vem o desgaste, cansaço, indisposição e fadiga. este é o cenário da sociedade atual, que tem sido desafiada a tentar acompanhar as maquinas e a informática, mas larga já em desvantagem.
     Somente no Senhor encontramos renovo, não importa a circunstância, a idade; o que importa é a dependência de Deus. Como médico tenho visto muitos jovens procurarem vitaminas porque estão cansados, "uma moleza no corpo" segundo eles. Outro tanto busca nos estimulantes energia para continuar.
     A palavra diz que "a alegria do Senhor é a nossa força". Jesus é a nossa rocha, nosso ajudador que nos socorre em levar o fardo pesado.
     Mas os que esperam no Senhor...! Esperar no Senhor é estar completa e inteiramente ligado, dependente e suprido por Ele. Essa pessoa será renovada integralmente por Yeshua. Voarão como águias, acima de qualquer barreira e monte e acima de qualquer possível inimigo. A águia aproveita as correntes de vento para planar e voar longas distâncias com pouco esforço, assim seremos nós.
     Que venha a unção da águia sobre cada um de nós. Ela não perde uma presa, observa seu alvo desde muito longe e não erra a direção nem o alvo.
     Receba a visão da águia na sua vida como motivação e inspiração.
Abraço!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Meditação diária 25 de Novembro de 2010
João 21:1-13
     Trecho magnífico em que Jesus está nos ensinando princípios realmente divinos. Vamos analisar esse texto.
     Quem estava pescando? Pedro, Tomé, Natanael, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos. Ao todo 7 homens que voltaram às suas práticas passadas. Voltaram aos hábitos antigos. Jesus havia morrido e o sonho acalentado inicialmente de que Ele iria trazer a redenção dos judeus se foi. Assim pensaram estes homens. "Temos que voltar às nossas atividades pois temos que comer, vestir, viver. Quem vai nos suprir agora que Jesus se foi?".
     Bastou perder o líder de vista para que se retornasse às velhas atividades. Atividades que indicam o desvio do foco. Pedro era um micro-empresário e que já era acostumado a se virar por si. Ele sabia que precisava se esforçar para ter suas necessidades supridas. Isto porque ele ainda não havia realmente se convertido a Jesus, se convertido ao sobrenatural de Deus.
     Jesus então apareceu a eles após uma noite de pescaria decepcionante, onde não haviam pescado nenhum peixe. Jesus então começa a reconduzí-los ao sobrenatural. Ordena então que se joguem as redes. Aqueles homens questionam esta ordem mas a acatam e então pescam 153 grandes peixes. As redes estavam abarrotadas de peixes enormes e o barco quase a fundar. Naquele momento aperceberam que se tratava de Jesus. Voltaram à praia e lá estava Jesus com um peixe frito e pão.
     Ensinando-lhes que o suprimento das necessidades e a pesca milagrosa somente do sobrenatural. Não vem da força do braço.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Meditação dia 24 de Novembro de 2010
Provérbios 10:3
"O Senhor não deixa o justo passar fome; mas o desejo dos ímpios rechaça."
     A fome é terrível, consome a prosperidade, o ânimo, a saúde, a energia, a força. O que é fome? É não somente necessidade de comer mas não ter o que comer.
     Todos os dias temos necessidade de comer que chamamos de fome. Pelo menos umas 3 vezes ao dia nos alimentamos para controlar a "fome", mas ela sempre volta. Não há como matarmos a fome de uma vez por todas, ao menos do ponto de vista humano não o há.
     Mas há um tipo de alimento que quem o utiliza jamais terá fome novamente. Jesus disse: "Eu sou o pão da vida...". Jesus estava dizendo: Eu sou aquele que pode te saciar sempre e sempre e jamais você ficará com falta de mim. Ele também disse que era a fonte de águas da vida e que aquele que Dele bebesse jamais teria sede. Assim como a fome a sede é a falta da água.
     A falta de alimento leva a desnutrição e a falta da água provoca desidratação, que podem levar à morte. Mas Jesus disse que Ele era e é a fonte do suprimento para que sempre tenhamos vida e jamais pereçamos.
     O Senhor não deixa que o justo, aquele que foi justificado pelo sangue de Jesus Seu filho, volte a passar necessidade. Ele está dizendo: "Eu posso te suprir sempre!"
     Venha e tome da vida de Jesus e coma ou beba, é de graça e nunca se acaba.
Meditação dia 23 de Novembro de 2010
Provérbios 3:9,10
"Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; assim se encherão de fartura os teus celeiros, e transbordarão de mosto os teus lagares."
     A honra é poderoso instrumento de mover circunstâncias. Na honra habita o reconhecimento e a gratidão. A honra é irmã da recompensa e prima da ajuda.
     A honra ao Senhor tem tudo a ver com o temor a Deus, com ter temor e respeito e reconhecimento para com Deus. A honra, de modo simplista, é recompensa e reconhecimento.
     Honramos a quem reconhecemos e quem conhecemos. O Rei Salomão diz aqui que a honra com o que estiver à mão, os bens terrenos, é manifestação de reconhecimento. E olha que tudo que temos e termos vem de Deus, o dono da prata e do ouro, Aquele que tem domínio sobre todas as coisas.
     Deus nos dá e devolvemos à Ele, ao Seu Reino aqui na terra, para a manutenção de Seu Reino aqui na terra.
     E olha que há recompensa para todo aquele que recompensa os que lhe fizeram o bem. Aquele que honrar a Deus será farto de bens e riquezas, prosperidade. prosperidade é suprimento de todas as necessidades.
     Decida hoje mesmo honrar a Deus acima de tudo e de todos em sua vida!
Shalom!

terça-feira, 23 de novembro de 2010


Meditação dia 22 de Novembro de 2010
Provérbios 6:16-19
“Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.”
     Não gostamos de muitas coisas que vemos e que estão ao nosso redor. Muitas coisas nos agridem e por isso não gostamos delas,as vezes são pessoas. Quando somos agredidos podemos ter duas reações, reagir ou não reagir. 
     A não reação soa como passividade, como tolerância, como aceitação, como concordância. Se algo veio em nossa direção e não nos desviamos é porque aceitamos. 
     Automaticamente quando alguém é incomodado, está sob um sol muito quente, como que sendo queimado vivo, procura logo uma sombra que traga alívio e desvie a irritação do sol. 
     O que será que Deus faz com as coisas que lhe abominam, ou com as pessoas que o abominam?
     Sabemos, como no texto acima, o que Ele abomina. Decidamos abominar tais coisas também!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Atualizações realizadas

Graça e paz internauta!

Foram realizadas atualizações no blog. Estudo de células da semana, Agenda, Meditação diária. Aproveitem.

Que Yeshua vos abençõe e que tenham um excelênte dia.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Meditação diária

Graça e paz!

Decidi postar a cada dia uma Meditação Diária. Aqui você encontrará sempre uma palavra fresca, nova que poderá lhe ajudar no seu dia. Abraço a todos.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

"Não Existe outro Deus"
Guardiões do Altar
Não existe outro Deus
Além do Senhor
Digno de adoração

Não existe outro Deus
Como o Nosso Deus
O todo poderoso

Ele está assentado a Destra de Deus
Coroado de Glória e Honra 
E Louvores

Santo Santo Santo é o Teu Nome
Santo Santo Santo é o Senhor


Esta é uma música que tem tocado o meu coração desde a primeira vez que a escutei, Sei que você também pode ser tocado por ela. Se quiser ouvir a música podes clicar no link logo acima, você irá a um site com todas as letras e músicas.


Shalom!

O Poder de Uma Palavra - Escola da Inteligência

Todos os seres vivos tem um modo muito característico de se comunicar. As flores, na falta de nutrientes perdem o viço, comunicando sua necessidade. Os animais, em geral, se comunicam pela linguagem corporal e também por suas “falas” muito características. Os seres humanos transmitem sua mensagem, também,  por meio de gestos;  contudo, sua principal forma de comunicação é por meio das palavras.
Há uma conhecida historia que diz que quando as pessoas estão com raiva de alguém, gritam, mesmo estando perto, pois seus corações estão distantes, ao contrario dos enamorados, que sussurram, ou apenas se olham para se entender, pois seus corações encontram-se perto.
"Eu te amo!"
A palavra tem um poder tão forte, que tem a força de motivar as pessoas para o sucesso. Uma palavra amiga, tem o poder de confortar corações. Uma boa conversa  nos traz a tona uma vida de recordações; ao contrário,  palavras como “te odeio” ou “você não é capaz” pode deixar marcar muito grandes na vida das pessoas, causando uma grande destruição em sua autoestima.
As palavras podem até mesmo nos proporcionar saúde, pois é comprovado que a repetição constante palavras de ódio e rancor fazem mal a saúde, tanto de quem fala, quanto para quem ouve, pois causam sentimentos negativos; ao contrário, palavras de amor e carinho são um bom remédio para a vida, pois trazem bons sentimentos que fazem bem para o corpo e para a alma.
Um velho provérbio já dizia que há três coisas que não podemos voltar atrás “a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida”.  Por isso, devemos escolher muito bem a palavra que vamos usar para não ferir as pessoas eternamente e para que cativemos mais amigos para nossa vida, pois ter amigos é uma boa garantia de uma vida feliz.

Publicado em 28/10/2010 por Juliana Trivelato em Blog Escola da Inteligência - Opiniões interessantes

A difícil arte de perdoar - Escola da inteligência

Publicado em 25/08/2010 no Blog Escola de Inteligência por Gustavo Mattos em Opiniões interessantes
Imagino que nem a pior prisão do mundo seja tão difícil de suportar quanto àquela que nos aprisiona por dentro, que nos impede de pensar com liberdade e de transformar nossos sonhos em realidade.
E quando é que nos aprisionamos internamente? Entre tantas coisas, destaco aqui a falta de perdão… Esta “doença” psíquica que, além de nos manter acorrentados a um sentimento que não nos acrescenta nada, muitas vezes acaba por se transformar em doenças físicas, além de destruir relacionamentos existentes há anos.
"Pai perdoa-nos assim como temos perdoado
aqueles que nos têm ofendido."
Sabemos de tantas amizades, companheirismos de trabalho e até mesmo relacionamentos familiares, que terminam porque as pessoas não conseguem tolerar e superar defeitos uns dos outros, gerando assim críticas e discussões e, por consequência a ausência do perdão.

Pessoas de “coração duro” podem gerar em suas mentes janelas killers e muitas vezes apresentar sintomas como dores no peito, insônia, dores musculares, humor deprimido, estresse, perda de apetite, entre outros. As pessoas que descobrem a arte do perdão, reduzem o nível de estresse, vivem mais confiantes e si mesmas, conseguindo atingir a calma e a paz de espírito.

Jesus ao ser interpelado por um de seus discípulos sobre quantas vezes deveríamos perdoar uma mesma pessoa, nos deixou um grande desafio: “Não te digo perdoar até sete vezes; mas, até setenta vezes sete”.

Tarefa esta dificílima, porém, não impossível. Todos somos capazes de conseguir tal proeza!Precisamos nos tornar protagonistas da nossa história e gerenciadores de nossos pensamentos. Devemos compreender as pessoas que nos ofenderam e nos magoaram, e saber que por trás de uma pessoa que nos fere, há sempre uma pessoa ferida, só assim conseguiremos lhes perdoar. Se a perdoamos, morre dentro de nós o “monstro” em que transformamos esta pessoa, e esta renasce não mais como inimiga, mas como um ser humano que possui limitações iguais as nossas.
Você tem alguém a quem precisa perdoar? E por que não o faz?
Você deve um pedido de perdão para alguma pessoa? Faça isso então, você não irá se humilhar mas se tornará humilde e aliviará seu coração!