Uma nova chance


Uma nova chance

Lucas 18:18 - 25

Deus é bom, invariavelmente bom, verdadeiramente bom, fielmente bom, justamente bom, amorosamente bom, pacientemente bom, firmemente bom, etc.

Deus é bom!

Dicionárioweb:
Que é perfeito sob o ponto de vista moral;
Que tem as qualidades que convêm à sua natureza ou destinação.
Dicionário Houaiss:
Que corresponde plenamente ao que é exigido, desejado ou esperado quanto à sua natureza.

Em Lucas 18 Jesus afirma que Deus é bom. Que somente Ele é bom. No verso 9 Jesus afirma que “Ninguém é bom, senão um, que é Deus.”

Mas o que Jesus quis dizer com esta afirmação?

Gn 1:3,4,10,12,18, 21, 25, 31

Nestes versos de Gênesis o que Deus estava querendo dizer com essas afirmações? Ele mesmo usou o adjetivo “bom e boa”, para qualificar tudo que Ele fez. Inclusive o homem, foi criado como bom.

Que idéia vem à nossa mente com estes versos de Gênesis?

Qualidade, perfeição, completo, sem nada mais a fazer.

O padrão de qualidade de Deus não muda, não aceita adaptações, não aceita concessões.

Deus é assim, perfeito, completo. E na sua bondade Ele também é santo, justo, reto, inteiro, fiel, firme, paciente, amor, verdadeiro, etc. E nisto tudo Ele é bom. Ele é bom em tudo que faz e tudo que faz é bom e ou muito bom.

Estamos na última semana do ano. Você pode dizer que este ano foi bom ou um bom ano?

Se formos qualificar o que fizemos este ano, poderemos dizer que foi bom, tudo que fizemos?

Deus pode afirmar que tudo que ele faz é bom, pois ele é Deus, perfeito, acima de tudo e de todos, puro, santo, incontaminável.

Quanto a nós, tudo que fazemos sofre ou pode sofrer influência do pecado e da contaminação presente no homem. Vale lembrar que o homem foi feito bom, mas por decisão sua própria, tornou-se “não-bom”.

Logo, o que fazer para com tudo que fizemos que não pode ser qualificado por Deus como bom? Ainda há esperança, possibilidade?

Sim! O próprio Deus em Gênesis 3:15 nos dá um sinal. Ele apontou para o futuro e afirmou que haveria esperança.

Em se tratando de futuro, para nós é passado e presente ao mesmo tempo. Jesus veio no passado mas é presente, cumprindo a palavra de Deus de Gênesis e dizendo com sua própria vida, DEUS É BOM e há chance para um RECOMEÇO!

Em Lucas 15:11 – 24 podemos ler a passagem da parábola do filho pródigo. Nesta passagem Jesus ensina várias verdades, mas quero destacar que Ele ensinou que Deus é bom e que há chance para um recomeço.

O filho pródigo saiu de casa, da casa de seu pai, onde possuía de tudo e de tudo que quisesse. Ele estava insatisfeito e decidiu sair por sua própria conta e risco, contra a vontade de seu pai. Foi ao  mundo, caminhou por caminhos escuros, estranhos, pecaminosos.

Fez o que o Salmo 1º orienta que não se deve fazer. Andou segundo os conselhos dos ímpios, assentou-se nas rodas dos escarnecedores e deteve-se nos caminhos dos pecadores. Além disto, deixou de meditar na lei do Senhor.

Qual foi o resultado? Perdas, perdas e mais perdas. Chegou a ficar sem nada. Nesta situação de miséria moral, espiritual, emocional, etc lembrou-se da casa de seu par e de seu pai. Lembrou-se que seu pai era bom e que mesmo com tudo que ele fizera seu pai o receberia de volta.

Esta parábola fala do homem, você e eu. Também fala de Deus, na figura do pai. A parábola apresenta Deus como aquele que está disposto a permitir o recomeço, e na verdade deseja ansiosamente que seus filhos pródigos voltem.

Deus é bom mas ele também é justo, reto, santo. Para que possa recomeçar há que se trilhar alguns requisitos.
1-     reconhecer Deus como único Deus verdadeiro e como Senhor e Rei de sua vida;
2-     reconhecer sua condição de necessitado e carente da graça de Deus (Rm 3:23);
3-     decidir deixar o mundo e seus atrativos e decidir de igual modo voltar-se inteiramente para Deus
4-     agir corretamente. Não basta saber que está errado e saber quem pode ajudar, temos que ir a esse alguém e nos confessarmos, para que seja-nos dada a nova chance (I João 1:9).

Neste final de ano Deus está nos dando uma nova chance, e vc o que fará?