quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015




Parashá Yitro – יתרו פרשה

A verdadeira conversão

 

Êxodo 18:1-12

 

A Parashá desta semana é Yitro (Jetro). Já podemos perceber pelo título desta parashá algo diferente, algo que nos salta aos olhos.

Sabemos que o título das porções de estudo da Torah, são sempre a primeira ou as primeiras palavras daquela porção. Neste caso o verso de Êxodo 18:1 começa com "Yitro", Jetro, nome do sogro de Moisés. Até aqui nada de diferente, mas o que há de diferente no título desta parashá?

Esta e outras poucas parashot possuem como título o nome de uma pessoa. Ao todo existem 5 parashot com nomes de pessoas dentre todas. O que isto lhe diz? São 9,2% das parashot com nome próprios de pessoas, isto não é uma regra mas exceção.

Sabemos que a Torah não tem nenhum registro em vão, por lapso ou descuido. Tudo que há registrado na Torah, ali está com um objetivo. Partindo deste pensamento podemos pensar que há algo de diferente ou especial nesta porção de estudo para que a faça ter o nome de uma pessoa. Ou pelo mérito desta pessoa, ou pelo demérito dela ou ainda por algo que a envolva e o Eterno quis usar de exemplo para o seu povo Israel.

Vamos começar analisando a pessoa e seu nome. Quem era Yitro?

Yitro, também conhecito como Reuel, era pai de sete filhas, que eram pastoras de ovelhas e dentre elas Tziporá foi dada como esposa de Moisés.

Ele morava e era uma pessoa influente na terra de Midiã, mesma região do feiticeiro/profeta Bilan (Balaão). Região onde hoje está a Jordãnia.

Alguns comentaristas dizem que ele era governante em Midiã, outros dizem que ele era sacerdote de cultos religiosos idólatras. A nossa tradução registra como sacerdote, porém esta palavra pode ser traduzida também como governante, ou oficiante ou homem da lei. Alguns comentários indicam que ele era um homem com muitas riquezas materiais e prestígio na sua terra.

Certamente ele já conhecia Adonai, ao menos de ouvir falar, desde quando Moisés chegou a Midiã fugindo do Egito e se tornou seu genro. Moisés certamente falou do Eterno a Jetro, seu sogro, nos anos em que ele viveu como pastor de ovelhas, 40 anos aproximadamente.

Porém este primeiro contato de Jetro com Deus foi apenas de ouvir falar e ficar no nível da mente, não descer ao coração.

Agora, ele novamente ouviu falar sobre o Eterno e como diz o texto: "ouviu acerca de tudo o que Deus tinha feito por Moisés e por Israel, seu povo; e como trouxe Israel do Egito."

Este novo relato chamou tanto a atenção de Jetro que o fez sair de sua casa, de sua comodidade, deixar sua posição de governante e/ou sacerdote de deuses pagãos, e ir em direção à presença do Eterno, יהוה.

Ele sabia que que onde estava o povo de Deus ali estaria Moisés, pois este era seu líder. Ele também sabia que onde estava o povo de Deus, Israel, ali também estava a presença de Deus, a glória de Deus.

A informação de que ADONAI havia julgado o Egito e seus deuses e havia praticamente destruído todo o Egito tinha se espalhado por todos os países e terras vizinhas e chegou a Midiã.

Jetro sabia que o Egito era um país poderosíssimo, o mais poderoso daquela época. Ele sabia que os deuses egípcios eram "poderosos" com os poderes das trevas e que eram grandes feiticeiros, bruxos e encantadores.

A fama do Egito corria por todas as terras. O que se falava era que jamais um escravo havia fugido do Egito. Falava-se que as fronteiras do Egito eram "fechadas" com feitiços poderosos. Assim como hoje em dia ouvimos que muitos fazem trabalhos de feitiçaria e/ou bruxaria para "fechar" seus corpos, como se fossem encantamentos para proteger seus corpos, suas fronteiras, seus limites.

Há relatos de que dentre os feiticeiros e conselheiros que serviam ao faraó da época estavam Bilan e o próprio Jetro.

Jetro sabia muito bem quem era o Egito, o que ele representava e o seu poder espiritual das trevas. Ele passou a ouvir sobre Adonai ao conviver com Moisés como seu genro.

Mas agora Moisés havia se tornado líder de um povo, havia se tornado grande profeta de Deus na terra e ao ouvir de tudo que Adonai havia feito por Moisés e pelo seu povo Israel, isto tocou Jetro, chamou sua atenção.

Ele reconheceu que o Deus de Israel não era mais um deus ou qualquer deus. Por tudo que ele conhecia do Egito ele sabia que o Deus de Israel era mais poderoso que todos os deuses do Egito, que eram os mais poderosos deuses da época. Isto tudo chamou a atenção de Jetro e o fez ir em direção ao Eterno. Jetro foi até onde estava o profeta de Deus, o povo de Deus, onde estava Deus.

No seu encontro com Moisés e após ouvir de Moisés tudo que o Eterno fez aos egípcios por causa do povo de Israel, Jetro fez sua publica profissão de fé em Adonai. Ele se rendeu ao Eterno, se converteu ao Eterno e declarou: "Bendito seja Adonai, que o salvou dos egípcios e do faraó, que salvou seu povo da mão pesada dos egípcios. Agora eu sei que Adonai é maior que todos os outros deuses, pois ele salvou os que eram tratados com tanta arrogância."

Neste mesmo momento Jetro ofereceu uma oferta queimada, holocausto, e sacrifícios a Deus. Oferta pela culpa, oferta pelo pecado, oferta de arrependimento selando a sua conversão. Agora não é mais o Jetro feiticeiro ou sacerdote idólatra. Agora era Jetro, servo do Deus Altíssimo.

Esta parashá se apresenta como o primeiro registro de conversão de um idólatra a Adonai. Mostra uma bela declaração pública de fé e crença no Eterno como único Deus verdadeiro. Como o Todo Poderoso.

Deste relato entendemos como ocorre o processo de conversão de uma pessoa ímpia. Jetro é este exemplo.

Esta pessoa ouve falar de que existe um Deus verdadeiro, que é o Criador de todas as coisas, que é Eterno e que é o Todo Poderoso. Estas palavras penetram em sua mente e são semeadas no terreno da mente. Na alma, como está escrito em Hebreus 4:12.

Esta semente plantada ali permanece, as vezes anos a fio, esperando um dia em que começa a germinar. Talvez você se pergunte: O que faz a palavra germinar?

Podemos pensar em vários aspectos que incomodam e despertam as pessoas ou que as tornam mais reflexivas ou sensíveis. Uma dificuldade pessoal, uma crise financeira, problemas de saúde, problemas nos relacionamentos interpessoais da família, etc. Não parece ser o caso de Jetro.

Ele já tinha ouvido falar de Deus mas o que o fez ir em direção ao Eterno foram os milagres e maravilhas realizados pelo Eterno para o seu povo, para o homem.

Deus usou um arbusto em chamas que não se consumia para atrair a atenção de Moisés. Ele permitiu o sofrimento do povo no Egito para despertar o povo a buscá-lo e para clamar por Ele. Ele usou os milagres realizados, que eram juízos sobre o Egito, como algo a atrair a atenção de Jetro.

Deus pode usar muitas coisas e/ou pessoas para atrair nossa atenção em direção a Ele e muitas vezes não percebemos que é Deus nos chamando. Porque estamos com nossos sentidos endurecidos, cauterizados pelo pecado que habita em nós,  pela distância em que nos encontramos Dele.

Jetro bendisse ao Eterno, "Bendito seja Adonai!". Ele reconheceu e declarou que o Eterno é UM e o Todo Poderoso. Muitas pessoas também reconhecem que Deus é Deus e que é o único Deus, mas ficam por aqui.

Quero lhes dizer que até o diabo sabe e reconhece que Adonai é Deus, o único Deus. "Até o diabo é crente!" E ele, mais que nós humanos, sabe muito bem o quanto Deus é poderoso.

Onde está o diferencial na vida de Jetro?

Ele se rendeu e adorou ao Eterno e lhe ofereceu um holocausto e sacrifícios.

Os comentaristas dizem que ao ouvir todo o relato de Moisés ele bendisse ao Eterno e agiu! Pegou duma faca e circuncidou-se. Bem como serviu ao Eterno, apresentando sacrifícios a Ele.

Muitos vão às igrejas, conhecem Deus, ouvem sobre Deus toda semana, mas não possuem aliança com Ele, não foram circuncidadas no coração, nem servem ao Eterno com suas vidas. Estas pessoas não são nem estão vivendo no reino de Deus. Romanos 2:29.

Jetro teve o mérito de ter seu nome como nome de uma parashá por ter se convertido ao Eterno e haver se aliançado com Ele, deixando toda a sua vida no mundo, todo seu passado para se aliançar com Deus e o servir.

Quantos estão dispostos a deixar suas vidas passadas no mundo, onde eram alguma coisa, mesmo que pouca coisa, para começarem uma vida nova do zero no reino de Deus?

Quantos estão dispostos a entrar numa aliança com Deus pelo que ELE é sem se importar com quem se é?

Jetro passou por este processo! Teve sua vida transformada pelo Eterno!

E você?! Tem uma aliança com o Eterno?

 

 

Pr. Charles Augusto R. De Andrade

MIB – Casa de Adoração