As consequências de uma decisão errada
II Reis 5:20-27
Meditamos no domingo sobre Naamã e a sua cura da lepra. Aprendemos que para recebermos a cura de Deus devemos deixar de lado o orgulho, a soberba, a altivez e tudo mais que nos afasta de Deus.
Naamã era um homem que possuía dinheiro, fama, sucesso, prestígio na sua terra, reconhecimento de valor diante de seu senhor. Porém ele não possuía saúde. Era doente de uma doença que o afastava das pessoas e o impedia de aproveitar tudo que ele tinha.
Ele foi até o homem de Deus e recebeu uma direção a tomar e após realizar o que lhe foi mandado ele foi curado.
Hoje iremos meditar na continuidade desta história.
O homem de Deus, Eliseu, tinha um servo, discípulo chamado Geazi que o acompanhava a todos os lugares que ele ia e o servia. Assim como Eliseu esteve para Elias, Geazi estava para Eliseu.
Geazi acompanhou toda a situação entre Naamã e o Homem de Deus. Viu o proceder de Eliseu naquela situação e em todas as outras situações. Ele era discípulo de Eliseu, era um aprendiz.
Naquela situação Eliseu recusou os presentes que Naamã trouxe para que ele não pensasse que havia comprado o milagre de Deus. As bênçãos do Senhor são liberadas por Ele e ninguém as pode comprar.
Naamã foi embora, mas Geazi resolveu ir atrás dele e tirar proveito da fama e do reconhecimento de seu senhor. Correu atrás Naamã e mentiu, dizendo que seu senhor, o homem de Deus, o havia mandado para pedir alguns bens. UMA MENTIRA.
Naamã lhe deu, acreditando que Eliseu o profeta o havia mandado e ainda mandou dois servos levarem as coisas com Geazi. Ao chegar em casa devolta escondeu coisas e se apresentou ao homem de Deus.
Eliseu chamou seu servo e perguntou onde ele estava. Ele novamente mentiu, dizendo: "Teu servo não foi alugar algum." Uma mentirosa apenas, pensava ele.
Mas o profeta, cheio do Espírito Santo, lhe confrontou e disse que ele estava mentindo e agiu errado por mentir e tirar proveito do poder de Deus e da fama dum profeta.
O profeta disse que a lepra que estava em Naamã passaria para ele, como conseqüência de seu pecado.
Geazi tentou se aproveitar do reino de Deus em beneficio pessoal. Usou o nome do profeta e mentiu duas vezes para ter umas roupas de festa eedis talentos de prata, cerca de 43 kilos de prata.
Ele voltou para servir ao seu senhor como se nada tivesse acontecido.
Ap. Paulo disse em Atos 20:33 que não devemos cobiçar prata ou ouro de ninguém. Êxodo 20:17 deixa claro que a cobiça é um dos pecados advertidos por Deus nos 10 mandamentos para que não cometamos.
Ainda hoje em dia muitas pessoas estao como Geazi, mentindo em nome de Deus, enganando em nome Deus para benefício pessoal. Pessoas vendem bênçãos com interesse de ajuntar dinheiro. Assim como a igreja católica na idade média vendia perdão de pecados e pedaços de terra no céu.
Hj em dia algumas pessoas dizem que se você ofertar, fizer a corrente de cura, fizer o voto da aliança da oferta, etc receberão a benção que querem. Vemos isso hoje em dia. Agem como Geazi, negociando o reino de Deus e as bênçãos do reino de Deus em troca de fama, prestígio, nome, status.
A decisão errada de Geazi atraiu maldição para ele e para sua descendência. Uma decisão errada, motivada por uma motivação errada, a cobiça, inveja, ganância.
Obras da carne, ídolos do coração. Naquele momento em que Geazi cometeu esses erros ele atraiu para si escuridão e cegueira espiritual. Se colocou debaixo da cobertura do deus deste mundo, o diabo. II Cor 4:4.
Geazi ficou tão cego que foi preciso o profeta orar para Deus abrir os olhos dele. II Reis 6:15-17.
As decisões erradas podem trazer cegueira espiritual, podem trazê lepra espiritual ou física, podem atrair maldições.