quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Homem carnal e o homem espiritual

"Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência (desejo) da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito." Gálatas 5:16-25, RA.

A Bíblia nos ensina a respeito de dois tipos de homens. Dois tipos de pessoas diferentes, opostas entre si. O homem carnal, também chamado de homem natural e o homem espiritual.

Para o reino espiritual, o reino de Deus, existem apenas estes dois tipos de pessoas. Não há pessoas meio lá ou meio cá. Não há morno. Não existem discípulos meio carnais e meio espirituais. Ou são espirituais ou são carnais.

O homem carnal tem algumas características que, dentre as quais, podemos citar: preocupa-se consigo mesmo, com seus anseios e desejos, busca satisfazer aos desejos da sua carne, ele faz o que "dá na telha", o que quer e como quer, buscando sempre a satisfação do desejo e o prazer.

Dentre as características do homem carnal, da mulher carnal, existe uma que é a mais importante, pois é ela que realmente caracteriza a sua condição. O homem carnal é guiado pela carne. Está sob a lei do pecado. Esta é a característica que dá nome à aqueles que vivem nos seus delitos e pecados.

O carne tem vontade própria. Ela é inflamada pelo inferno, pelo pecado. A inclinação da carne é sempre para o pecado, para as obras da carne que estão listadas em Gálatas.

O homem carnal é guiado pelos desejos carnais e pratica as obras da carne. Não há como encontrarmos boas obras naqueles que são carnais. Por que suas obras são más, inclinam para o mal. As obras da carne levam à morte, como está escrito em Romanos 6:23. "O salário do pecado é a morte, ..."

O homem espiritual é representado por aquelas pessoas que procuram servir e adorar a Deus, são aqueles que desde o levantar já entram em sintonia com o Espírito Santo de Deus.

Antes até mesmo de sair de sua cama, do seu quarto já ora e se consagra a Deus. O agradece e o louva por mais um dia de vida. Profetiza vitórias, alegrias e muitas conquistas para o dia que está se iniciando.

Para o homem espiritual toda manhã é um milagre de Deus, pois mais uma vez o Pai Celeste permitiu que acordasse nesta terra e pudesse se curvar ao Espírito Santo. Por isso se consagra e alimenta o seu espírito desde o amanhecer.

O homem carnal faz com que sua mente seja usada pelo diabo, fazendo com que o pecado o afaste de Deus. Desde ao amanhecer o seu dia se inicia corrido sem tempo para si mesmo, quem dirá para ter um momento para Deus. Não tem tempo a perder com Deus porque está sempre muito ocupado.

Enquanto o homem espiritual louva a Deus por mais um dia, o carnal deixa esse dia se passar como mais um dia qualquer. E ainda reclama de Deus que o deu um dia cheio de problemas e dificuldades. O homem carnal não tem sintonia com o Espírito de Deus.

I Cor 2:14-16, RA "Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo."

O homem carnal não entende as coisas espirituais, ele tem como que escamas em seus olhos. Isto porque as coisas espirituais se discernem espiritualmente, por meio do agir do Espírito Santo de Deus em nós.

Atos 9:17, 18, RA. "Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo. Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado."

O Ap. Paulo era carnal, andava segundo a inclinação da carne, perseguia aqueles que serviam ao Senhor e tinha prazer nas suas prisões e mortes. Mas ele foi encontrado por Jesus e confrontado pelo poder de Deus em Jesus, que o derrubou do cavalo e denunciou sua carne. Ficou cego, porque a carne cega espiritualmente as pessoas. E somente depois que um cristão verdadeiro, homem espiritual impôs as mãos sobre ele é que tornou a ver e caíram umas escamas dos seus olhos.

A partir deste momento Paulo passou a entender as coisas espirituais, pois ele recebera o Espírito Santo pela imposição de mãos e teve seus olhos espirituais abertos.

Nossos olhos espirituais são abertos pelo poder de Deus em nós, pelo agir do Espírito Santo em nós. O Espírito Santo nos confronta com a palavra de Deus e nos aponta nossa situação. Aquele que é encontrado pelo Espírito Santo de Deus tem sua condição denunciada.

Restando apenas uma postura, a rendição. Aquele que se rende diante do Senhor passa da cegueira para a visão clara, passa do carnal para o espiritual, passa da morte para a vida.

Os céus abertos para a multiplicação

Qual o critério que estou usando para avaliar o crescimento do meu Fruto Fiel?
Qual critério que estou usando para avaliar se estou crescendo ou não no Fruto Fiel?

Fruto Fiel não é simplesmente um ajuntamento de pessoas, não é ajuntamento de multidão.

O que o fruto fiel? - É o momento em que apresentamos os frutos ganhos em cada período.

Temos que tomar cuidado para que não se estabeleça a idéia de que Fruto Fiel é uma festa em que todos vêm, em que se enche muitas bolas, e cores. Fruto Fiel é um apresentar diante de Deus. É se apresentar a Deus o fruto do trabalho, o resultado da colheita. É como que entregar a Deus uma oferta, pois a palavra oferta vem do original que significa "apresentar-se".

Gênesis 26:4

Toda multiplicação de descendência é conquista de território. Aqui Deus fez uma promessa a Abraão de uma conquista de filhos biológicos, naturais, e também uma conquista espiritual.

Deus disse também a Abraão que no sua multiplicação de filhos Ele também o daria territórios. Daria à descendência de Abraão as terras das suas peregrinações.

Antes de mais nada, conquistar vidas é conquistar território físico. É conquistar herança. Essa foi a proposta de Deus.

Um exemplo que vimos aqui no nosso ministério foi o culto em que os policiais da PM vieram à igreja. O Apóstolo iniciou um trabalho no batalhão da PM há algum tempo. Como ele é psicanalista, estabeleceu contatos com o comandante do batalhão e propôs uma parceria. Ele faria atendimentos gratuitos de psicanálise aos policiais, e até familiares, duas vezes por semana. Com auxilio da Pra. Alessandra (que tem cuidado da agenda destes atendimentos) ele tem atendido policiais que trabalham na nossa comunidade, dando-lhes auxilio psicanalítico e também espiritual. Junto com a psicanálise vai Jesus, o maior psicanalista que já existiu.

O Apóstolo cumpriu o que está escrito em Gn 26:4. Ele iniciou a conquista de territórios no batalhão, tem conquistado a confiança daqueles homens e mulheres, tem estabelecido conquistas espirituais (Já tem um sargento que se reconciliou como resultado deste trabalho, e veio sua casa) e já tem conquistado o reconhecimento público de autoridade espiritual, por parte da maior autoridade policial do município.

Esta conquista tem sido tão profunda que o comandante do batalhão com os tenentes que estão sob seu comando, outros policiais e seus familiares vieram aqui na igreja, num culto de gratidão a Deus pelo aniversário do comandante. Este prostrou-se para receber a bênção espiritual do sacerdote, Ap. Antônio.

Isto é a concretização do que está escrito em Gn 26:4. Deus está dando os territórios por posse, tanto o espiritual como o público.

O que um líder de influência pode fazer? Entrar num quartel é entrar num território comprometido, minado. Entretanto onde Jesus entra Ele faz a diferença.

Temos que utilizar estratégias para a conquista de territórios. O Ap. Antônio tem usado a estratégia de oferecer ajuda psicanalítica, ter acesso ao quartel (território importante da cidade) para com legalidade poder fincar estacas do Reino de Deus, conquistar vidas, discípulos de Jesus.

Para cada vida que ganhamos para Jesus estamos ganhando um território. Esses territórios conquistados são herança espiritual conquistada. Deus tem céus abertos de multiplicação para cada um de nós. A profecia que Ele deixou com Abraão é real ainda hoje. Ela é para você e para mim, pois somos descendentes espirituais de Abraão.

Se alegre, Deus tem uma herança para você. Se alegre, Deus tem céus abertos de multiplicação para você. Nós estamos em dias maravilhosos, eu estou como quem sonha. 2011 já é o melhor ano da minha vida, e ele ainda não acabou.

Todo aquele que tem os céus abertos sobre sua cabeça tem todas as possibilidades para "bombar".

Estamos num tempo especial. Nosso ministério tem atraído pessoas da Inglaterra, que pela internet tem buscado uma igreja aqui na Bahia e surge nossa igreja e aqui tem vindo.

A ordem é multiplicar. Assim como na nossa bandeira tem uma frase: "Ordem e progresso." A nossa frase é "Multiplicar."

Deus disse: "Eu te multiplicarei e farei de ti nações." Transbordaras para a direita, para a esquerda, para frente e para trás.

Isaías 60:22 diz: "O menor virá a ser mil e o mínimo uma nação forte; Eu, o Senhor, a seu tempo farei isso prontamente."

Assim como o nosso Deus é Eterno a herança levantada por Ele é eterna. Deus vai nos multiplicar e nos dar uma descendência, em todos os sentidos. O nosso Deus é Deus de fartura, não é Deus de escassez. É Deus da abundância, Deus de muitos filhos, de muita riqueza, muita paz, ...

Você percebe, vai saber que sua mente está em Deus quando você começar a ter uma compreensão clara de abundância.

O Ap. Rene diz que, com Deus, nunca acaba nem fica pouco. Diga para seu irmão: "Meu irmão, ande com Deus, porque com Deus nunca acaba nem fica pouco."

É bom termos a geladeira cheia?! Não é?! É bom termos a despensa abarrotada de suprimento, é bom termos o tanque do carro cheio! Temos a sensação de que está bom, está ótimo.

Mas aí vem o pensamento humano: "E quando isto tudo acabar como é que vou ficar?!"

No dia em que sua mente estiver em Deus você não terá mais esta crise. Você terá tranquilidade pois saberá que pode comer tranquilamente sem receio de que acabe, pois a confiança está em Deus, que dá o suprimento, é milagre.

Quando cumprimos os princípios Deus desata sobre nós uma unção poderosa de suprimento e abundância.

É na obediência aos princípios que está a chave para abrir os céus. Mas na desobediência aos princípios do Reino fecha os céus e faz com que passem a existir céus de bronze.

Obedecer aos princípios com um coração limpo e puro abre as janelas dos céus. O que está escrito em Malaquias 3:10?

Repita comigo: "Senhor, isto vem de Deus então me faz entender essa matemática celestial, que me faz multiplicar, transbordar e abundar."

Quem já trabalhou ou comprou feijão ou arroz em saco de linhagem? Tem que balançar, sacudir para assentar e poder colocar mais. O mesmo é com encher o tanque de combustível, tem pessoas que balançam o carro para pegar mais combustível, é errado, mas fazem.

Você é esse saco de linhagem que quanto mais balança mais cabe da unção de Deus.

Para multiplicarmos precisamos aprender a vencer o pavor noturno. Muitas vezes deixamos de multiplicar porque estamos preocupados com o pavor noturno, com o que comer, com as contas a pagar, com o trabalho, com a faculdade, com as finanças, etc. Deitamos para dormir e o espírito maligno, chamado terror noturno, tenta tirar a paz do sono e do descanso, nos roubando a energia e as estratégias de multiplicação.

Um exemplo: "Quem é que tem tranquilidade de sair para ganhar vidas, consolidar ou discipular com 3 contas de luz vencidas em casa?

Quem é que tem condições de sair para arrancar a mulher das mãos de um homem adultero ,ou para arrancar o marido das mãos da mulher adultera com a mente pensando em como arrumar dinheiro para comprar o gás ou pagar a terceira conta de luz atrasada para não cortarem a energia de casa?

Esse espírito maligno trabalha nas madrugadas da vida, não necessariamente na noite mas, nos momentos escuros e sombrios da vida das pessoas. Ele trabalha para roubar a bênção, tirando a paz e roubando a produtividade. Temos que estar atentos e a postos contra essa operação maligna.

Como quem nos sustenta é Deus, precisamos entender e crer que se vivermos a palavra e nos mantivermos no centro da vontade de Deus, Ele nos guarda de todo o mal.

É desta forma que trabalha esse espírito maligno.

Então podemos entender porque Deus disse que multiplicaria e daria terras, posses. A posse de terras significa herança, condição de recursos materiais. Para que não fiquemos preocupados com o pão e deixemos de fazer a obra Dele.

Junto com a multiplicação vem também a condição material para cuidar da multiplicação.

Deus vai te dar condições para que você possa enfrentar as dificuldades com autoridade e autonomia, sem temor, vencendo todos os níveis de espíritos que tentam nos paralisar.

Existe uma realidade na matemática de Deus que diz que se fizermos a obra Dele ele nos abastece com recursos, com finanças. Isto está escrito em Mateus 6:25-33. Mas se você não entende está com um grande problema.

O ser humano precisa ter as suas necessidades supridas para ter paz e ganhar vida.

Muitas pessoas que ainda têm dificuldades financeiras possuem dificuldade em ganhar ou discipular outras pessoas desatadas financeiramente porque a prosperidade financeira, para alguns, afronta. E se isto estiver acontecendo com você é porque você precisa de libertação nesta área.

Existe na mente das pessoas, da sociedade que crente deve ser pobre, pois ser pobre é sinônimo de humildade. Até se usa dizer de uma pessoa pobre, para não dizer pobre mesmo, que ela é humilde.

Humildade não tem nada a ver com pobreza. Humildade tem a ver com um espírito humilde.

Segundo o dicionário da língua portuguesa Houaiss:
Humilde é aquele que tem ou manifesta a virtude de conhecer suas próprias limitações.

Isto não tem a ver com pobreza.

Pobre é aquele que é desprovido ou mal provido do necessário; sem posses ou que não tem recursos próprios.

Você tem o necessário para viver? Então você não é pobre.
Você conhece suas limitações, não é orgulhoso? Então você é humilde.

Aquela pessoa que não se alegra com a conquista do irmão é porque tem algo para ser liberto. Tem pessoas que se sentem afrontadas quando um irmão da igreja compra um carro, uma moto, ou uma casa melhor. Isto é sinal de prisão.

Um coração dividido não prospera, não conquista, não avança. Um coração preocupado não multiplica. O diabo sabe como atacar o coração do homem para dividi-lo. Ele trabalha em 3 áreas de ataque, saúde, família e finanças.