domingo, 13 de novembro de 2011

A fonte da nossa multiplicação

Mateus 8:23-27

23 Então, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram.

24 E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia.

25 Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos!

26 Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança.

27 E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?

Em nossa viagem à Israel, fomos à Galiléia e navegamos no Mar da Galiléia e fomos ministrados por Deus numa palavra da Apa. Dirlei. Ministração que vou lhes passar agora.

A região da Galiléia é uma região muito rica, uma das mais ricas em Israel. Com abundância de verde devido às muitas áreas irrigadas. Em Israel onde há água, há plantações e áreas verdes. 

Porque Jesus escolheu esta região para morar e desenvolver a maior parte de Seu ministério?

Jesus escolheu esta região para que fosse a região onde desenvolveria a maior parte do seu ministério porque era uma região rica, região onde muitas pessoas moravam. As cidades se desenvolviam, cresciam, mais frequentemente às margens das águas. As pessoas procuravam habitar próximo às águas. Onde há água há multiplicação.

Água fala do Espírito Santo. Onde há a presença do Espírito Santo há multiplicação, milagres e há conquista de territórios, há conquistas das guerras.

Naquela região Jesus realizou muitos milagres e todo aquele que vai à Galiléia e navega no Mar da Galiléia, navega no milagre. Ir à Israel é um milagre, é Deus quem nos leva á Israel, à Jerusalém, em cima duma decisão nossa.

Diga para seu irmão: "Você também é resultado de um milagre, milagre da vida, resultado da ação do poder de Deus."

Neste texto que lemos vemos um momento de grande conflito na natureza. Uma tempestade se levantou contra o barco em que estavam os discípulos de Jesus e o próprio Jesus.

Uma tempestade é um exemplo de um grande conflito de forças. Luta do vento contra as águas, contra a terra e contra aqueles que se aventuram nas águas.

Nesta região houve a realização de milagres, dentre eles a multiplicação de pães e peixes, e a pesca milagrosa.

Mas também houveram tempestades.

REPITA: "TEMPESTADES TAMBÉM ACONTECEM COM OS DISCÍPULOS DE JESUS."

O que isto nos diz?

Não há vitória sem guerra. Não há milagres sem guerra. Não há multiplicação sem guerra. Pois a multiplicação é um milagre.

Também não há milagre, multiplicação se operarmos na timidez.

Neste texto que lemos Jesus estava no barco, mas sua presença não foi impedimento para que houvesse tempestades, tumultos, conflitos.

Mesmo com Jesus no barco aqueles homens, que eram na maioria pescadores, enfrentaram uma grande tempestade e tiveram medo de morrer.

Podemos então pensar, "Bem, então a presença de Jesus não fez diferença, não impediu a tempestade." - "Que Jesus é esse que não protegeu seus discípulos do sofrimento de uma tempestade, de uma guerra entre as forças da natureza?"

Com Cristo no barco vai tudo muito bem. Com Jesus no barco não precisamos ficar tímidos com a tempestade.

No barco do discipulado, no barco da nossa vida, quando Jesus está nele, Ele repreende as tempestades. Elas vem mas se vão pelo poder de Deus na autoridade que está sobre Jesus.

Ninguém que andou com Jesus nesta região passou fome, Jesus os supriu com milagres de multiplicação de pães e peixes. Jesus os supriu com Seus milagres.

Com Jesus no nosso barco nem o mar nem o ar vai nos parar, nos deter, porque Jesus está no barco.

Assim como a tempestade não pode deter Jesus e os seus discípulos, o diabo nem as tempestades levantadas por ele vai poder nos deter. Vai poder impedir a grande pesca que teremos.

Assim com os discípulos de Jesus tiveram uma grande pesca com 153 grandes peixes,  nós teremos uma grande multiplicação, grande conquista de territórios.

Aqueles que estão orando e trabalhando para conquistar seus discípulos, seus 12, sua célula, precisam entender, que ainda que haja tempestade, Jesus é por cada um de nós.

Ainda que você esteja num barco que parece que está fazendo água Jesus está no barco e não te deixará perecer. Ainda que você esteja com problemas, desempregado, com crises, com Jesus no barco da sua vida, você não vai perecer.

Sobre a palavra de Jesus você pode lançar as redes ao mar. Muitas pessoas convivem com Jesus e não sabem nem conhecem Seu poder. Muitas pessoas estão com Jesus no barco e não o chamam, achando que irão o incomodar. Outros acham que é assim mesmo.

Aqueles discípulos ficaram maravilhados com o milagre de vencer a tempestade pelo poder da palavra. Jesus ordenou e a tempestade se acalmou. Não sabiam, de terem passado por experiências com Jesus, do seu poder.

E você, sabe do que Jesus é capaz?

O medo mina a fé e a timidez paralisa o homem. Jesus disse: "porque sois tímidos, homens de pequena fé?"

É no meio da tempestade que nossa fé é testada e provada. E a colheita milagrosa está à sua espera do outro lado do mar, assim que você passar pela tempestade e chegar à outra margem.

Você pode avançar, ninguém vai poder te impedir de multiplicar, de crescer! Pois quem te deu ordem para crescer e multiplicar foi o mesmo que criou todas as coisas e tem poder sobre todas as coisas.