Gênesis 39:1-6, RA.
Gênesis 39:20-23, RA.
Gênesis 41:1-44, RA.
Estamos vivendo um momento de muitas oportunidades no Brasil. Muitos concursos estão ocorrendo e muita gente tem se candidatado a uma vaga de funcionário público.
Existem sites e cursos especializados apenas em concursos, de todos os tipos e em todos os estados brasileiros, tanto em órgãos públicos como empresas privadas e vestibulares.
Os concursos mais procurados são aqueles de órgãos públicos, onde se tem perspectiva de "fazer carreira" e aposentar-se com salários integrais e com outros benefícios. Isto porque nestas empresas e órgãos existe um
Aqui em Camaçari eu fiz concurso em 2008 e fui nomeado como funcionário público municipal. Este ano, nesta semana, fui chamado pela prefeitura para assinar documentos relativos ao fim do período probatório. Período de 3 anos nos quais o servidor é avaliado pela sua chefia imediata em que é definido se ele será efetivado como funcionário público efetivo. Ao fim deste período adquire-se a estabilidade no vínculo.
Esta estabilidade é muito procurada hoje em dia, pois é uma garantia de que se terá aquele salário todos os meses e que não será demitido a qualquer momento, sem motivos. Somente por meio de um inquérito administrativo/sindicância é que um funcionário público pode ser demitido, caso fique provado que ele tenha cometido ato digno de demissão.
Plano de carreira é sinônimo de: estabilidade, segurança, futuro garantido, renda garantida, promoção de cargo, crescimento na instituição, etc.
Quem não quer um emprego assim hoje em dia? Você quer?
Existem vários concursos que estão abertos ou surgirão nos próximos meses, fique atento e se prepare para eles. Eu me preparei para fazer o concurso da PETROBRAS em 2008 e serviu para o concurso aqui da prefeitura. Você pode fazer o mesmo. Pesquise sites chamados:Folhadirigida.com.br; PCI concursos, Concursos Brasil, etc.
Mas quero lhe apresentar um outro plano de cargos, carreira, rendimentos, reconhecimentos que pode lhe garantir o seu futuro.
Temos neste texto um personagem chamado José, que começou sua carreira, ao menos que temos registros, aos 17 anos e aos 30 chegou à Primeiro Ministro de uma nação.
Naquela época era chamado de "Vice Faraó", ou Governador Geral do
Egito. A segunda pessoa na hierarquia de governo de uma nação, e um emprego vitalício.
É como se fosse um Primeiro Ministro de um país, que é quem governa mesmo, manda e desmanda. Quem dá as ordens sobre toda uma nação.
Deste exemplo de José podemos colher muitas lições e até passos para uma carreira de sucesso.
1) Começar o mais cedo possível e pelo começo
Muitas pessoas querem começar seus projetos por onde outros estão terminando ou querem começar a partir do meio do caminho. Isto não dá certo. O processo de formação é como que uma construção de uma casa ou prédio. É processual.
Há que se começar pelo projeto, pelas bases, depois as paredes, vem o telhado e por fim o acabamento, antes de ser liberada para morar, ocupar.
A carreira de uma pessoa começa pela educação, formação que contém os princípios básicos para o futuro. Toda pessoa que vive por princípios tem direito às bênçãos relativas àquele princípio e é guardado pelo principio.
Com o viver, com o passar do tempo, a pessoa vai adquirindo conhecimentos novos, experiências novas e também reconhecimento pelo seu desempenho.
Quanto mais cedo começa mais longe pode-se ir, mais sucesso pode alcançar.
Vemos que José começou duas vezes por baixo, pelo nível mais baixo que existe nos locais onde ele chegou. Começou como escravo e chegou a gerente. Na casa de Potifar ele chegou sem experiência alguma, aos 17 anos, inexperiente mas com uma base sólida de princípios que havia recebido de seu pai.
2) Guardou a aliança com o SENHOR e manteve-se fiel a ELE
Lemos que "O SENHOR era com ele". Porque "O SENHOR era com ele", José prosperou na casa de Potifar, mesmo estando debaixo de escravidão. Porque ele prosperava em tudo que fazia o seu senhor passou a observá-lo e a admirá-lo. Esse foi o motivo que levou Potifar a valorizá-lo e também o que o levou a ser promovido na "empresa" em que ele trabalhava.
José foi promovido até que chegou a ocupar o cargo de GERENTE dos bens e da casa de Potifar. Como encarregado da casa e dos bens de seu senhor ele tinha privilégios. Podia transitar na casa de seu senhor, se servir de tudo que ele servia seu senhor, com certeza tinha acomodações melhores que todos os outros servos.
Na casa de Potifar ele foi ganhando reconhecimento de seu senhor, de que era uma pessoa de caráter, de confiança, que sabia gerenciar, administrar. Não foi a toa que Potifar colocou José como gestor de todos os seus bens e como mordomo de sua casa.
A palavra diz que "o Senhor era com ele" e o fez prosperar e prosperar aquele a quem ele servia com forma de o fazer prosperar.
Deus prospera todos aqueles que são com ELE e aos seus chefes. Será que você pode dizer que o SENHOR é com você e que você se mantém fiel ao SENHOR no serviço que você faz?
3) Manteve-se fiel ao seu chefe, senhor, respeitando sua autoridade
José sabia quem ele era, ele sabia o seu lugar como trabalhador e não se aproveitava de liberdades que havia conquistado. Não abusava do poder que conquistou. Manteve-se fiel à autoridade de seu senhor, de seu superior, guardando-o em tudo, defendendo-o.
A palavra diz que José conquistou a confiança completa de Potifar, ao ponto de ele não tomar conhecimento de nada na sua casa. José cuidava de tudo e o fazia com eficiência a ponto de não haver nada que o desabonava.
Porque você acha que Potifar o lançou na prisão ao invés de o matar no caso da acusação de sua esposa? Potifar tinha poder para matar José, ele era escravo e escravo era tratado como mercadoria. Por muito menos pessoas morrem todos os dias.
Potifar não matou José por que o conhecia a ponto de saber que ele era de confiança e que não o trairia. Potifar sabia da mulher que tinha e numa situação daquela ficaria feio se ele defendesse José ao invés de ficar a favor de sua mulher.
José foi lançado na prisão dos presos do rei. Penso que não era uma prisão qualquer.
4) Era habilidoso no que fazia
Além do que ele havia recebido de seu pai, ele também havia recebido da parte de Deus, dons, habilidades que utilizou em benefício próprio e em benefício do reino de Deus e para servir a Deus.
O texto não fala quanto tempo ele passou na casa de Potifar, imagino que anos se passaram desde sua chegada até que ele passou a gerir a casa de seu chefe. Neste período ele adquiriu conhecimentos e habilidades.
Com certeza aprendeu a falar muito bem a língua egípcia bem como a escrever. Adquiriu conhecimentos de contabilidade, para poder gerir os bens e fazê-los crescer. Bem como conhecimentos de administração que penso não tinha quando saiu da casa de seu pai com 17 anos.
Ele era inteligente e esperto para aprender, adquirir conhecimentos e usá-los em benefício pessoal.
5 – Era pró ativo
Nós precisamos estar abertos a adquirir novos conhecimentos e habilidades para nos destacarmos no meio em que estamos. Temos que nos sobressair além da média. Temos que ser pró ativos. E José era pró ativo.
Pró ativo é aquele que tem iniciativa, vontade própria e espírito empreendedor. "É aquele que traz resultados sem esperar receber ordens, toma atitude por vontade própria."
TESTE:
1 – Num trabalho em grupo você prefere:
a) Liderar, mas não por a mão na massa.
b) Liderar e centralizar as tarefas em você.
c) Liderar e delegar tarefas incluindo você entre essas tarefas.
d) Prefere ser liderado.
2 – Quando recebe um novo trabalho a ser realizado você:
a) Realiza-o o mais rápido possível.
b) Realiza-o de maneira perfeccionista.
c) Realiza-o buscando pôr criatividade no que esta fazendo.
d) Realiza-o no último momento, pois só trabalha sob pressão.
3 – Quando uma nova tarefe foi realizada:
a) Você esquece dela, pois já cumpriu o seu dever.
b) Você fica desmotivado, pois acha que podia ter feito melhor.
c) Você gosta de conversar sobre o trabalho e o resultado obtido para ouvir opiniões.
d) Você dá graças a Deus de ter terminado tal tarefa.
4 – Durante o desenvolvimento de um trabalho você:
a) Pensa no resultado que ele irá gerar para você.
b) Pensa no resultado que irá gerar para você e se esse é o melhor possível.
c) Pensa no resultado que irá gerar na empresa e na sociedade em geral.
d) Não pensa no resultado, pois o seu trabalho fica na dependência de outros e você fez a sua parte, não importa o resultado.
5 – Ao receber uma mensagem do seu gerente imediato para entregar ao presidente da empresa diretamente passando por cima de uma diretoria:
a) Você pergunta por que você tem que levá-la.
b) Você pergunta quem envia, que horas deve ser entregue, por que você deve levá-la, etc.
c) Você simplesmente a leva de imediato.
d) Você fala que não foi contratado para isso.
6 – Ao ser demitido você:
a) Sai de ferias e depois começa a procurar emprego.
b) Começa a procurar uma nova colocação de imediato.
c) Você faz uma reavaliação de sua carreira e seus objetivos antes de procurar uma nova colocação.
d) Você fica arrasado e paralisado.
7 – Para ganhar um milhão de dólares antes dos trinta anos qual seria o caminho que escolheria:
a) Premio da loteria.
b) Herança de família.
c) Ganho com próprio esforço.
d) Tanto faz, desde que tenha um milhão antes dos 30 anos.
Em cada circunstância José via uma oportunidade. E dava o seu melhor. Após chegar ao equivalente de gerente na casa de Potifar, foi rebaixado novamente a escravo preso. Na prisão cresceu novamente a gerente da prisão, e tomava conta de toda a prisão e dos presos para o carcereiro.
Após anos, viu-se diante de uma oportunidade, interpretar os sonhos para o padeiro e o copeiro de Faraó. Ele manteve a mesma postura e procedimentos de antes.
Mas o tempo passou mais uma vez, somente dois anos após essa oportunidade, quando ele pensava que não teria mais chance de mudar de vida, Deus intervém e faz com que Faraó tenha dois sonhos e só então o copeiro se lembra dele e José.
Ele é chamado à presença de Faraó e honrou a Deus, que havia dado o dom de interpretar sonhos e trouxe a revelação de Deus a Faraó. Ele praticou todas as suas habilidades desenvolvidas ao longo de anos e como uma pessoa inteligente e pró ativa, apontou a revelação, identificou a dificuldade que viria mas em seguida propôs uma solução para a dificuldade.
Faraó o colocou então como primeiro ministro de todo o Egito e exerceu as suas habilidades de administrador, competente que desenvolveu. Fazendo prosperar mais e mais o Faraó que se tornou dono de todas as terras do Egito.
Deus foi com José e por ele em todo o tempo. Mesmo passando por momentos de altos e baixas, ele não mudou seu procedimento. Permaneceu fiel a Deus, dava o seu melhor onde quer que estivesse, permanecia buscando crescer em conhecimento sempre.
Ao final de sua carreira ele foi usado por Deus para abençoar toda a sua parentela e preservar a vida de todos. E ficou notório que o DEUS de José era o poderoso Deus que dava revelações de sonhos, somente ELE.
Autor: Charles Augusto R. de Andrade