domingo, 26 de agosto de 2012

A força de uma bênção

Se não houver em nosso coração uma inteireza, se não tivermos no nosso coração o comprometimento, se não tivermos o nosso coração cheio de amor, nada do que fazemos vai contar para Deus. Ainda que seja significativo aos olhos dos homens. Diante de Deus não o é.

Hoje iremos meditar sobre um profeta cego. Uma cegueira que alguns de vocês podem estar tendo e não percebendo.

Números 22:1-41

Balaão não era judeu, ele era profeta e por vezes Deus o usava como profeta. Nasceu e vivia na região da mesopotamia. Ele era um profeta que Deus usava.

A palavra de Deus, a bíblia, diz que aquele a quem Deus abençoou ninguém pode amaldiçoar. Gênesis 12. E aqueles que amaldiçoarem aqueles que são abençoados são amaldiçoados.

Como 12, como homem e mulher de Deus, você tem a consciência de que Deus o abençoou, tem? Então ninguém pode toca em vocês.

Se você é ungido de Deus e alguém tentou puxar teu tapete, não se estresse pq ninguém pode amaldiçoar a quem Deus abençoou.

Deus usava a Balaão, ele ouvia a Deus falar. Lemos que Balaque usou encantamentos do mundo, riquezas, promessas para convencer Balaão a ir amaldiçoar o povo de Deus.

Quando Deus usa um profeta, mesmo que seja como Balaão, a profecia se estabelece. Agora digo a você, se você se sente chamado de Deus, quando você liberar uma palavra ela irá se estabelecer. Eu e você estamos aqui hoje por causa de uma palavra profética liberada.

Balaão ficou balançado com as ofertas de Balaque, ele também sabia que Israel era um povo abençoado por Deus, então ele ficou naquele joguinho. "Olha Balaque, vou consultar a Deus e ver o que ele me diz." Na verdade ele já sabia, pois Deus já havia dito que ele não poderia amaldiçoar aquele povo, pois ele era o povo de Deus.

Balaão não chegou a amaldiçoar o povo porque Deus não permitiu, mas ele foi seduzido pelas ofertas financeiras de Balaque a ponto de ir ao caminho para ser tropeço ao povo de Israel. Pensando nas vantagens prometidas.

Deus usa a jumenta, ela fala e nada de Balaão perceber o que Deus queria que ele realmente fizesse. Vimos tb aqui que o Anjo do Senhor acompanha os profetas.

Há um Anjo do Senhor que está acompanhando seus filhos, lideres, pastores, etc. O problema é que muitas vezes estamos cegos por causa das questões financeiras, lutas do dia-a-dia, etc, e não vemos o anjo. E quando isto acontece o anjo se coloca na nossa frente como nosso adversário, como resistência à nossa caminhada, por estarmos caminhando cegos.

Não queira ter o anjo como seu adversário.

Ap. 2:14 fala sobre a doutrina de Balaão. Que era ensinar Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem. Resumindo, era usar as coisas de Deus para benefício financeiro próprio e como consequência o povo entrava na prostituição.

Essa foi a forma que Balaão achou para não amaldiçoar diretamente o povo mas dar subsídios a Balaque, suficientes para receber as vantagens que lhe foram prometidas.

Como consequência, o povo se contaminou e Deus o julgou num só dia com a morte de 24000 jovens. Números 31:15,16.

Mesmo depois de Balaão ter conversado com a jumenta e ter seus olhos abertos por Deus, ter visto o Anjo do Senhor, ele ainda estava com uma cegueira espiritual tremenda. Ele ainda se prestou a ir ao encontro de Balaque, passar orientações a ele como poderia enfraquecer e vencer o povo de Israel, levando-o a se contaminar. Se ele tivesse sua visão espiritual realmente aberta ele voltaria para sua casa, não continuaria viagem.

A palavra fala que o deus deste século tem cegado o entendimento das pessoas. Pensamos que este verso se aplica às pessoas lá do mundo, mas se aplica a todos que sofrem influência do diabo. II Cor 4:4.

As pessoas estão cegas pela ignorância, pelo desconhecimento da palavra de Deus, pela desobediência a Deus e à palavra de Deus. Por causa desta cegueira, podemos não estamos enxergando o anjo que está ao nosso redor. Ex. 23:20,21

Vire para a pessoa do seu lado e diga: TEM UM ANJO AÍ DO SEU LADO E ELE ESTÁ QUERENDO TE MOSTRAR O CAMINHO.

Balaão, profeta cego, estava o tempo todo com o Anjo do Senhor com ele, mas como ele estava cego por causa do desejo de se servir das coisas deste mundo usando a unção que tinha, não o via.

É o caso daquele tipo de semente que foi semeada entre os espinhos. Mat 13:22. Os cuidados deste mundo, a fascinação das riquezas sufocam a semente e fica infrutífera.

Ele foi um profeta que não deixou Deus mudar seu coração.

Existem profetas que não tem um coração mudado e Deus usa? SIM
Existem profetas que Deus usa em momentos específicos mas que nunca mudaram, nunca passaram pelo novo nascimento.

Babalão falava com Deus porém ele estava cego. Não enxergava as coisas espirituais. Por isso Jesus disse para os sacerdotes e fariseus da sua época, que eles vendo não veriam.

Em Nm 22:32 o texto registra que o anjo chama Balaão de perverso. Essas pessoas que tem o coração perverso são aquelas que não se converteram. Resistem a Deus e não se voltam a Deus. São más, atacam covardemente, dissimulam e ficam de alguma forma tentando destruir aqueles que são abençoados por Deus.

Vc sabe de alguém que tenha algum tipo de inveja de vc?
O que as pessoas mais invejam em nós é a "capa". Como no caso de José, a capa de José era colorida e bonita. Seus irmãos a invejavam. Essa capa representa algo, a unção que está sobre nós.

As pessoas cegas tem inveja da nossa unção, mas como estão cegas espiritualmente elas querem a capa, pq é bonita, chique. Eu quero o carro que ele tem, a casa que ele tem, etc.

A cegueira espiritual faz com que muitos desanimem, fiquem para trás, pq o anjo as impede de avançar. Uma pessoa que entra na igreja, depois de 5 anos em média, se não conseguem casar, um bom emprego, etc; começam a dar sinais de que não conseguiram o que realmente queriam. O fato é que todos aqueles que nunca nasceram de novo, mais dia menos dia, irão se revelar como Balaão.

Podemos pecar por ação ou por omissão. Meus amados e queridos discípulos, se não houver novo nascimento não haverão mudanças. As pessoas podem até passar a vida inteira nas igrejas e não se converterem, não mudam, são as mesmas pessoas com as mesmas mágoas no coração.

Talvez alguns de vocês não tem mudanças significativas no caráter, lá no fundo do coração, pois precisam passar por um genuíno arrependimento. Sem arrependimento genuíno não há mudanças.

Ou cremos que esta palavra nos limpa e nos purifica e nos conduz à salvação e nos lancemos nesta palavra ou pegamos a cadeirinha e saímos de mansinho.

Não se admite que nós, lideres, 12, que já passamos por tantos encontros, continuarmos cometendo os mesmos erros e pecados e com a vida do mesmo jeito de anos atrás. Um dos sinais de que uma pessoa mudou por dentro é a sua vida mudar por fora. São pessoas que passam os anos e não se abrem para a cura dos relacionamentos adoecidos do passado com seus pais, irmãos, amigos, etc.

SEM ARREPENDIMENTO GENUINO NÃO HÁ MUDANÇAS.

Balaão tinha acesso a conversar com Deus e tinha autoridade, o que ele profetizava acontecia mas ele foi seduzido pelas honras humanas. Ele profetizava mas ele tinha um coração perverso.

Veja o que foi que o diabo tentou fazer com Jesus na sua tentação, ofereceu a glória e as riquezas deste mundo, para tentar seduzí-lo. Mas Jesus o repreendeu na palavra.

Coloque a mão em seu coração e diga: "SENHOR, NÃO ME DEIXE TER UM CORAÇÃO PERVERSO."

Irmãos, nosso coração sem Deus é corrupto, Jeremias 17:9.

Quem aqui já desejou um malzinho para alguém? Desejar que aquela pessoa que lhe magoou tropece e arranque a unha? "É bem pouco, é para pagar a língua."

Coloque a mão no peito e diga: "CORAÇÃO, VOCÊ PRECISA SE CONVERTER!

Qualquer um que fica deixando seu coração vibrar com a derrota do outro precisa se converter. Podemos até profetizar, ter muitos discípulos, expulsar demônios e no entanto ter um coração maligno e perverso.

Diga: " SENHOR ME DÊ UM CORAÇÃO SARADO E CURADO!

Hb 3:12,13

Incredulidade é resultado de um coração perverso. Diga isso para seu irmão.

Todo aquele que tem um coração maligno e perverso é incrédulo. Coração perverso e dividido nos deixa cego, não permite que vejamos a Jesus e não percebamos que ele está voltando e não nos santifiquemos. Isto cria um ciclo vicioso.

Os ídolos do nosso coração nos deixam cegos e divididos.

Isaias 42:17-25 – essa é a realidade de um povo cego espiritualmente.

O nosso desejo, meu e da pastora e dos apóstolos, é que vocês sejam desatados! Não importam onde esse alguém esteja, se o Anjo do Senhor estiver como adversário vai ser jogado no chão. Veja o que aconteceu com Saulo.

Nós, como lideres chamados por Deus com um proposito precisamos abrir os olhos do povo e não podemos ficar divididos com as honras deste mundo, nem atraídos por qualquer outra coisa que tome o lugar de Jesus no centro das nossas vidas.

Existem muitos que acham que estão servindo a Deus, como Saulo tb achava mas não estão.

A cegueira também faz com Que não retenhamos as águas. Como uma cisterna rota. Jeremias 2:13

O meu e seu coração são cisternas, que somente podem receber águas puras e limpas e vivas.

Diga: "Senhor, tapa agora os buracos que estão permitindo que as tuas águas se percam no meu coração."

Alguns recebem muitas águas, unção, mas não as reteem, as deixam passar e as suas vidas não mudam. Por isso Deus nos chamou para sermos reparadores de brechas.

É o exemplo do crente Raimundo. Um pé na igreja e outro no mundo. O que está escrito em Mateus 6, não podeis servir a 2 senhores. Não é possível servir a dois senhores.

A cegueira espiritual cria uma divisão no coração e faz abandonar a Deus. Alguns saíram da igreja e dizem que continuam a ser crentes mas na verdade não o são.

Neste episódio, como contaminação introduzida por Balaque, o povo cometeu dois pecados. Fornicação e idolatria.

A cegueira tem como consequência estes dois pecados. Toda pessoa cega espiritualmente é idolatra. Essa pessoa fornica, fisicamente, adulterando-se. Mas do ponto de vista espiritual é a mesma coisa que luxúria.

Prostituição busca prazer no sexo desenfreado e a luxúria prevê o prazer com as coisas da carne. Tem pessoas que tem prazer em falar mau dos outros. Outros tem prazer em puxar o tapete, colocar o pé para outro tropeçar, prazer em acabar com a raça dos outros.

Esses dois pecados atraem a ira de Deus. Números 25.

O profeta cego tem um final. Os ímpios não podem subsistir na congregação dos justos.

São alguns que tem poder em ter muitos discípulos para se aparecer como bom, como líder de sucesso, etc. Tem prazer em ter status, ter dinheiro, etc. O que é músico tem prazer em tocar porque se aparece e não porque está adorando a Deus.

O profeta cego morre, assim como Eli caiu da cadeira e morreu porque estava cego e não se posicionou firme contra as práticas dos seus filhos pecadores e adoradores de baal. Números 31:8 diz que ele morreu ao fio da espada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário: