terça-feira, 10 de abril de 2012

Que poder é esse

Efésios 1:18-20

 "Peço que Deus abra a mente de vocês para que vejam a luz Dele e conheçam a esperança para a qual Ele os chamou. E também para que saibam como são maravilhosas as bênçãos que Ele prometeu ao seu povo e como é grande o Seu poder que age em nós, os que cremos Nele. Esse poder que age em nós é a mesma força poderosa que ele usou quando ressuscitou a Cristo e fez com que ele se sentasse ao seu lado direito no mundo celestial.”

Que poder é esse? Que amor é esse que opera em Deus a ponto de dar o que tem de melhor pelos outros?

A Palavra de Deus, a bíblia nos apresenta Deus como o TODO PODEROSO. Aquele que tem todo o poder, “TODO”. Ele tem todo o poder em todos os lugares, em todas as épocas, em todas as circunstancias.

Dizer que Deus é poderoso é uma afirmação simplista. Todos sabem que Deus é poderoso, isto povoa o consciente ou até o inconsciente coletivo da sociedade. Todos sabem disto, de ouvir falar, de ler ou de ver. Até os ateus sabem no seu inconsciente que Deus é poderoso. 

Pois eu já vi pessoas que se dizem ateus, nos momentos de aflição e desespero clamarem por Deus, mesmo sem perceberem.

Mas qual é a dimensão deste poder de Deus? É uma pergunta que nos remete a uma reflexão. Qual o tamanho do poder de Deus, ou qual a sua medida de poder?

A bíblia diz que o Senhor Deus é o “El Shaddai”, O TODO PODEROSO! Mas o que significa essa afirmação para você? O que significa essa afirmação em si mesma?

“El” significa Deus e “Shaddai” significa: aquele que tem “excesso de poder”; “poder dominante”.

E o verbo derivado de “Shadda” significa: o que domina, subjuga, conquista, que afeta profundamente, destrói, desfaz, abate, aniquila, despedaça, desola, arrasa, demoli, arruína, extermina, extirpa. Mata, anula, frustra, prova ser falso.

Estes significados são retirados de dicionários da vida secular, Michaelis. Esta verdade, significado de um dos títulos de Deus, não é compreendida por muitas pessoas, talvez a maioria dos cristãos. O nosso Deus é o “El Shaddai”.

Sabe porque muitos não compreendem Deus?! Porque estão com suas mentes fechadas, bloqueadas, cegas pelo pecado, pela falta de fé, pelo natural. Não é a toa que o Ap. Paulo escreveu aos efésios: “Peço a Deus que abra a mente de vocês...”

Para entendermos as coisas espirituais precisamos viver no espírito. As coisas espirituais se discernem espiritualmente. Mas para que tenhamos entendimento espiritual o conhecimento de Deus, dos seus atributos, da sua vontade, dos seus mandamentos precisam passar pela mente.

Na mente é que o “entender”, “compreender”. É na mente que a palavra de Deus passa e começa a ser digerida, assimilada, compreendida. Apos esta etapa é que recebemos a ministração do Espírito Santo e recebemos a revelação. Ai então a palavra escrita se torna palavra poder, força que gera em nós transformação.

O processo de abertura da mente citado no texto acima nos permite:

1) Ver a luz de Deus

O que é a luz de Deus senão a sua gloria?! A luz de Deus é a sua gloria, seu poder, seu resplendor.

Não há como alguém que tenha uma visão normal ou pelo menos meio normal, não ver, perceber, num dia ensolarado, a luz do sol ao meio dia. Até os quase cegos conseguem ver a luz do sol no pino do meio dia. Somente os cegos totalmente, não podem ver a luz do sol. Da mesma maneira, somente os cegos, de mentes fechadas não conseguem ver a luz de Deus.

Moisés esteve no Monte Sinai onde recebeu as tábuas da lei e pôde ver a glória de Deus. Diz a palavra em Ex. 34:28-30 que era necessário cobrir o rosto com um véu por causa da luz que o rosto de Moisés resplandecia.

2) Conhecer a esperança para a qual Ele nos chamou

Deus nos chamou de uma vida de morte nos nossos delitos e pecados para uma vida de luz, amor e liberdade. Col 1:13.

Deus nos chamou de uma vida sem futuro para uma esperança. Uma possibilidade, uma certeza pela fé. De uma vida sem sonhos para uma realidade de sonhos.

Romanos 5:1-6 e Hebreus 11:1. Quantas pessoas não sabem para que Deus as chamou das trevas. Pensam que a vida é apenas crescer envelhecer e morrer. Talvez a estratégia não esteja a mais correta, mas temos que buscar acertar.

3) Saber como são maravilhosas as bênçãos que Ele prometeu ao seu povo

Há somente um lugar onde podemos ter acesso, conhecer, ser surpreendido por elas. Na palavra de Deus, a bíblia. Somente nos alimentando da palavra podemos ver, perceber. Ler e compreender a palavra de Deus. Poderemos ter acesso às bênçãos de Deus, que Ele prometeu.

4) Saber como é grande o Seu poder que age em nós

Talvez este seja o tópico mais difícil de acontecer. Que poder é esse?! Em Atos lemos que Jesus ondenou aos seus discípulos a permanecerem em Jerusalém até do alto fossem revestidos de poder. Atos 1:8.

Todo cristão precisa do poder de Deus em si. Sem este poder não seriamos tornados filhos. Conhecer o poder de Deus e o próprio Deus é uma tarefa para a vida toda. A cada dia que o conhecemos mais mais somos tomados pelo seu poder.

O poder de Deus esta agindo em nós. Em todo o tempo o poder de Deus está operando. Podemos até não ver, não sentir, não enxergar. Mas que Deus está operando isto Ele está.
Ninguém vai conhecer a dimensão do poder de Deus com uma mente fechada, bloqueada.
Este poder que agem em nós não é café pequeno não. Não é apenas mais um momento qualquer. É o poder do TODO PODEROSO. Deus age em nós destruindo fortalezas, anulando sofismas e desfazendo bloqueios.

Nós não temos nem a compreensão do quanto Deus já operou em mim e vc. Do quanto já mudamos por Sua causa.

O poder de Deus em mim e você é possível. Mesmo que sejamos mortais e finitos o poder de Deus é maior para se estabelecer onde quer que seja. Jesus disse que somente cheios do poder de Deus poderíamos sair para executar o Ganhar, Consolidar, Discipular e enviar.

Esse poder agiu naquele exato momento em que você entregou a sua vida a Jesus; naquele momento que Jesus, pregado no madeiro, disse está consumado; e naquele momento em que Jesus ressuscitou dos mortos.

Esse poder é capaz de levantar defuntos. Não importa a área de sua vida que pode estar como que morta.

Que poder é esse?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário: