O cego Bartimeu
Marcos 10:46-52, RA.
Vemos neste texto uma situação de discriminação social terrível. Uma pessoa vivendo à margem da sociedade como um mendigo, discriminado por não ser normal e fadado a uma vida de pobreza, ruína e miséria.
Porque existem os problemas sociais?
Eles existem por causa do pecado no interior do homem. O pecado alterou a essência do homem. Gênesis 1:26 nos mostra que fomos criados a imagem e semelhança de Deus. Portanto fomos criados perfeitos, santos, puros, sem inclinação para o mal.
Mas surgiu o pecado, por consequência de uma decisão errada, que penetrou no homem e o contaminou. Alterou seus referenciais de certo e errado. Para a sociedade é normal existirem pessoas como esse cego, "faz parte da vida" .
O pecado possui uma capacidade terrível. Ele pode contaminar a criação de Deus. Romanos 6:23 nos diz que o salário do pecado é a morte. O pecado no homem, ainda hoje, é motivo de milhares estarem morrendo em situações terríveis.
O pecado faz separação entre Deus e o homem. Faz com que as pessoas se tornem insensíveis, frias e distantes das situações de seus semelhantes. O pecado transforma um coração de carne em um coração de pedra, duro e sem vida.
Isa 59:2 Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.
Você já viu uma situação semelhante a esta? Ela ainda ocorre hoje em dia? Porque?
Porque ainda existem muitas pessoas sem o conhecimento de Jesus como o Messias, o Salvador. O conhecem apenas como aquele que marcou a história em o antes e o depois de Cristo, o conhecem apenas como um homem importante.
Quando conhecemos a Jesus como o Messias, o Salvador, nossa vida não é mais a mesma, nossos sentidos não são mais os mesmos. O nosso coração é mudado em um coração sensível.
A presença do pecado, da iniquidade e a falta de Deus são as causas dos males da humanidade, pois, se não fosse o pecado, a sociedade seria outra, o homem seria outro.
Qual era o maior problema daquele homem?
Era sua cegueira? Ou talvez sua pobreza?
Ele era cego porque era pobre ou era pobre porque era cego?
Pergunta difícil de ser respondida. Para isto precisamos exercitar nossa mente, temos que entender este texto, mais profundamente
Ou será que a vida daquele homem ainda estava daquela forma porque não havia conhecido Deus, até aquele momento, como Aquele que poderia mudar sua vida, lhe dar uma nova vida?
Aquele homem não me parece que estivesse conformado com sua situação. Ele estava à margem do caminho, pobre e era cego mas estava atento ao que ocorria ao seu redor. Ele, certamente estava antenado com as notícias que corriam por aquelas bandas.
Existem muitas pessoas que estão mortas em seus delitos e pecados, ou estão cegas na sua situação de vida e estão conformadas. Dizem:" Estou assim porque Deus quer!". MENTIRA DO DIABO!
Deus não quer ver sua criação, o homem, sua imagem e semelhança se perdendo e morrendo sem expectativa de vida eterna. A malignidade é que tem provocado muitas situações e outras tantas situações quem tem provocado é o comodismo do homem.
Podemos deduzir que ele já havia ouvido sobre Jesus, pois ele associou a descrição de Jesus o Nazareno (Homem chamado Jesus) com Jesus o Filho de Davi (O Messias de Deus, aquele que foi profetizado que traria salvação).
Quantas pessoas conhecem o Jesus homem, que viveu e morreu. Muitos até mantêm uma imagem do Jesus homem ou bebê, para admirá-lo. Esse Jesus faz alguma diferença nestas pessoas?
Aquele cego já conhecia Jesus homem mas sua vida ainda era a mesma. Ele conhecia Jesus de ouvir falar, ainda não havia estado diante do Filho do Homem, o Deus em forma humana.
Muitas pessoas vivem em situações terríveis de vida porque conhecem Deus somente de ouvir falar e um deus homem, menino ou pregado numa cruz. Jesus, Deus Filho, veio em forma humana mas venceu a morte ressurgindo para a vida eterna, provando que tem poder sobre a morte e a vida.
O cego Bartimeu precisava conhecer esse Jesus que tem poder sobre a morte e a vida, para mudar sua vida duma situação de morte para uma situação de verdadeira vida. Ele sabia que se encontrasse Jesus face a face sua história seria mudada. E não poupou esforços quando esteve diante da sua oportunidade.
Ele gritou, gritou, gritou mais alto até que Jesus o chamou e então, num momento, sua vida foi transformada.
Talvez o que esteja faltando na sua vida seja que você grite e chame por Jesus. Ele está passando diante de você, assim como aconteceu com aquele cego, o que você tem feito?
Algumas pessoas ficam paradas, pois estão como que presas e não clamam por socorro. Em Lucas 11:9-13 lemos uma orientação clara de Jesus quanto a isso.
Jesus já veio, Ele já fez o que precisava fazer, agora depende de nós, de mim e de você. Depende de uma decisão e uma atitude clara, para que todos que estejam ao nosso redor vejam o que escolhemos e ao lado de quem estamos andando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui seu comentário: