sábado, 29 de setembro de 2012

O 12 uma arca de salvação

Gn 7:1-16

Nós precisamos de salvação, sem salvação o homem está perdido, morto e sem perspectiva de futuro.

Temos que entender que o processo do Novo Nascimento é um processo continuo e diário. Começou no dia em que nos convertemos e irá terminar quando Jesus vier buscar sua igreja ou quando morrermos em Cristo.

Se não tivermos esta compreensão estaremos fadados ao fracasso como discípulos, discipuladores, pais, pastores, líderes, etc.

Após o estudo da semana passada, não frutificar frutos de verdadeiro arrependimento é não ter a essência de Deus. Essa essência de Deus é denunciada nas nossas atitudes, palavras e pensamentos. É importante termos esta revelação.

É importante que nós, 12, não dissociemos nossa vida da palavra. Frutos de verdadeiro arrependimento são frutos de justiça. E essa justiça em nossa vida só pode ser estabelecida se a palavra de Deus estiver em nós.

Não frutificar frutos de arrependimento, justiça, moral, ética, e não frutificar com vidas significa que precisamos passar por arrependimento, metanóia.

Em Mateus 24: 37- ... Jesus disse que a sua volta será como nos dias de Noé. E estamos vivendo esses dias. Nunca em todos os tempos se tornou necessária a construção da arca de salvação.

Uma célula funcionando em nossa casa ou na casa de um discípulo ou vizinho é arca de salvação. Uma célula funcionando é instrumento de salvação para esta geração corrompida e perversa que temos visto nestes dias.

Nos dias de Noé, diz a bíblia que algumas coisas aconteceram para que viesse o dilúvio. O dilúvio foi uma forma de juízo divino sobre aquela sociedade corrompida e perversa.

Catástrofes ou desastres naturais são instrumentos de Deus para estabelecer juízo sobre um povo ou cidade ou nação. Quando isto acontece é porque a taca da ira de Deus foi cheia e desencadeia o juízo.

Em Gênesis cap 6 podemos ler as circunstancias desta sociedade. A maldade se multiplicou sobre a terra, toda a imaginação do coração do homem era má continuamente. A terra estava cheia de violência e corrompida.

Deus então mandou que Noé construísse uma arca de salvação e deu a ele todas as especificações da arca.

As relações humanas estavam completamente corrompidas. Tanto do homem para com Deus como do homem para seu semelhante.

O primeiro relacionamento partido, quebrado foi entre o homem e seu criador, Deus no Éden. Esta quebra de aliança produziu toda sorte de maldade humana, violência, corrupção e perversidade.

Foi necessário destruir a humanidade para recomeçar, por meio da arca de salvação que Deus mandou Noé construir.

Mesmo ao ter emitido este decreto de juízo, Deus deu tempo ao homem para se arrepender. Assim como Noé levou cerca de 120 anos para construir a arca, o ser humano teve este tempo para se arrepender.

Noé teve muito trabalho, mas muito trabalho. Ele sozinho ou com sua família construir uma arca que levaria uma seleção de todos os animais. Sem pensar em toda a gozação e falatórios que ele teve que ouvir. Foi uma guerra para ele.

Para se construir uma arca de salvação trava-se uma guerra, pois se mobiliza-se contra as forcas do mal para salvar uma geração.

Noé não tinha pastor sobre ele, nem bispo nem apóstolo. Ele era pastoreado diretamente por Deus. Deus chamou Noé e lhe disse que ele o escolhera para ser o construtor de uma arca de salvação e nos termos que Ele mesmo daria. Deus deu todas as especificações necessárias à construção da arca.

Noé teve uma compreensão tão profunda deste chamado que mesmo levando todo o tempo que levou e tendo que enfrentar todas as guerras que teve ele não desistiu. Ele entendeu que fazer a arca era uma questão de vida ou de morte. Ele entendeu que se ele não fizesse a arca para a salvação da sua geração nem a sua geração se salvaria nem ele mesmo com sua família.

Quem não constrói uma arca de salvação para a sua geração também não constrói para si ou para sua família.

Quando entendermos esta revelação, de que uma célula, M12 é uma arca de salvação e que ao construirmos estamos nos salvando a nós mesmos e às pessoas ao nosso redor, teremos outra motivação para trabalharmos ou guerrearmos para construir a arca de salvação que Deus quiser.

Deus nos chamou mas nunca disse que seria fácil ou sem dificuldades. Jesus disse que no mundo teríamos aflições mas que tivéssemos um bom animo pois assim como Ele venceu o mundo e as aflições nós as venceríamos.

Noé construiu a arca sobre um monte, num lugar de destaque e de maneira que ninguém tivesse desculpa de não ver ou ser alertado pela sua construção.

Onde você está construindo sua arca de salvação?

Ela está visível como um farol?

No mínimo tem que ser visível aos outros que é para o Senhor Deus que estamos trabalhando.

Todo tipo de ataque veio contra Noé. Mas o tempo foi passando e o povo viu que ele não desistiu nem deixou para lá. Poderiam então se perguntar: Porque este homem está tão resignado em fazer esta arca? De alguma forma serviu de alerta.

A arca era para todos que quisessem, mas nem todos quiseram, somente Noé e sua casa. Jesus é a arca que Deus mandou para a humanidade, arca de salvação espiritual. Ele veio para todos mas não são todos que o recebem em suas vidas como Senhor e salvador.

Em nossos dias, assim como construir uma arca de salvação é um processo continuo, construir o Novo Nascimento também o é.

Precisamos entender que estamos sob iminente juízo de Deus. Pois assim como nos tempos de Noé a humanidade está hoje em dia. A perversão, maldade, violência, estão em níveis alarmantes.

Basta ligarmos a tv para vermos uma amostra da maldade do homem na sua mais perversa face. Pais matando filhos, filhos matando pais, irmãos se matando, marido matando esposa e vice-versa. As relações humanas estão completamente destruídas e isto é sinal de que a relação do homem com Deus não existe mais.

O terremoto do Haiti é um exemplo. Uma nação quase foi destruída. E somente aqueles que estavam na arca de salvação foram salvos, mesmo que depois de dias soterrados.

Nações se manifestando contra nações e governantes devido ao volume ou malignidade manifestada.

Tudo mostra que quando o relacionamento entre Deus e o homem está corrompido as relações entre o homem assim estão.

O relacionamento que tenho com você denuncia o relacionamento que tenho com Deus.

A única maneira de afastarmos o juízo de Deus da terra ou de uma cidade ou povo é construindo uma arca de salvação para essa povo. Que é trabalhar para salvá-lo.

Pois quando um juízo de Deus vem sobre uma cidade vem sobre todos que nela habitam. E quem não estiver na arca do Senhor estará perdido.

É urgente que eu e você construamos arcas de salvação onde morarmos e estivermos.

Jesus também disse que nos dias da sua vinda seria como nos dias de Sodoma e Gomorra.

Deus usa as forcas da natureza para executar seus juízos. São forcas que ninguém pode se opor a elas.

Qual pecado ou pecados levou Deus a destruir estas cidades?

Arrogância, soberba, abundancia de ociosidade, violência. A semelhança do que ocorria nos tempos de Noé.  Pv 6 tem registro de 7 coisas que Deus abomina.

A arca de salvação quando é construída restaura relacionamentos. Primeiro entre o homem e Deus e depois do homem para seu semelhante.

Aquele que tem um relacionamento com Deus enfrenta lutas e desafios mas vive bem com todos.

Muitas pessoas tem matado seus irmãos em seus corações. Jesus disse que aquele que odeia a seu irmão já o matou em seu coração. E a palavra de Deus também diz que assassinos não entrarão no reino dos céus.

Existem muitos que frequentam as igrejas mas já mataram seus irmãos em seus corações e estão sob iminente juízo de Deus. Precisamos construir arcas de salvação, células, M12 para que essas pessoas sejam alcançadas e possam ser salvas. Convertidas pelo poder do Espirito Santo.

Nosso chamado é para sermos construtores de arcas de salvação. E a maior motivação para isso é que ao construirmos essas arcas estaremos nos salvando a nós mesmos.

Nós somos construtores de arcas.

Eu sou construtor de arcas.

Existe um preço para ser pago nesta construção.

Quem não tem revelação para salvação dos outros não tem revelação para salvação de si mesmo.

Quem tem revelação de céu e inferno tem motivação de sobre para servir a Deus como construtor de arcas de salvação.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

As consequências de uma decisão errada

II Reis 5:20-27

Meditamos no domingo sobre Naamã e a sua cura da lepra. Aprendemos que para recebermos a cura de Deus devemos deixar de lado o orgulho, a soberba, a altivez e tudo mais que nos afasta de Deus.

Naamã era um homem que possuía dinheiro, fama, sucesso, prestígio na sua terra, reconhecimento de valor diante de seu senhor. Porém ele não possuía saúde. Era doente de uma doença que o afastava das pessoas e o impedia de aproveitar tudo que ele tinha.

Ele foi até o homem de Deus e recebeu uma direção a tomar e após realizar o que lhe foi mandado ele foi curado.

Hoje iremos meditar na continuidade desta história.

O homem de Deus, Eliseu, tinha um servo, discípulo chamado Geazi que o acompanhava a todos os lugares que ele ia e o servia. Assim como Eliseu esteve para Elias, Geazi estava para Eliseu.

Geazi acompanhou toda a situação entre Naamã e o Homem de Deus. Viu o proceder de Eliseu naquela situação e em todas as outras situações. Ele era discípulo de Eliseu, era um aprendiz.

Naquela situação Eliseu recusou os presentes que Naamã trouxe para que ele não pensasse que havia comprado o milagre de Deus. As bênçãos do Senhor são liberadas por Ele e ninguém as pode comprar.

Naamã foi embora, mas Geazi resolveu ir atrás dele e tirar proveito da fama e do reconhecimento de seu senhor. Correu atrás Naamã e mentiu, dizendo que seu senhor, o homem de Deus, o havia mandado para pedir alguns bens. UMA MENTIRA.

Naamã lhe deu, acreditando que Eliseu o profeta o havia mandado e ainda mandou dois servos levarem as coisas com Geazi. Ao chegar em casa devolta escondeu coisas e se apresentou ao homem de Deus.

Eliseu chamou seu servo e perguntou onde ele estava. Ele novamente mentiu, dizendo: "Teu servo não foi alugar algum." Uma mentirosa apenas, pensava ele.

Mas o profeta, cheio do Espírito Santo, lhe confrontou e disse que ele estava mentindo e agiu errado por mentir e tirar proveito do poder de Deus e da fama dum profeta.

O profeta disse que a lepra que estava em Naamã passaria para ele, como conseqüência de seu pecado.

Geazi tentou se aproveitar do reino de Deus em beneficio pessoal. Usou o nome do profeta e mentiu duas vezes para ter umas roupas de festa eedis talentos de prata, cerca de 43 kilos de prata.

Ele voltou para servir ao seu senhor como se nada tivesse acontecido.

Ap. Paulo disse em Atos 20:33 que não devemos cobiçar prata ou ouro de ninguém. Êxodo 20:17 deixa claro que a cobiça é um dos pecados advertidos por Deus nos 10 mandamentos para que não cometamos.

Ainda hoje em dia muitas pessoas estao como Geazi, mentindo em nome de Deus, enganando em nome Deus para benefício pessoal. Pessoas vendem bênçãos com interesse de ajuntar dinheiro. Assim como a igreja católica na idade média vendia perdão de pecados e pedaços de terra no céu.

Hj em dia algumas pessoas dizem que se você ofertar, fizer a corrente de cura, fizer o voto da aliança da oferta, etc receberão a benção que querem. Vemos isso hoje em dia. Agem como Geazi, negociando o reino de Deus e as bênçãos do reino de Deus em troca de fama, prestígio, nome, status.

A decisão errada de Geazi atraiu maldição para ele e para sua descendência. Uma decisão errada, motivada por uma motivação errada, a cobiça, inveja, ganância.

Obras da carne, ídolos do coração. Naquele momento em que Geazi cometeu esses erros ele atraiu para si escuridão e cegueira espiritual. Se colocou debaixo da cobertura do deus deste mundo, o diabo. II Cor 4:4.

Geazi ficou tão cego que foi preciso o profeta orar para Deus abrir os olhos dele. II Reis 6:15-17.

As decisões erradas podem trazer cegueira espiritual, podem trazê lepra espiritual ou física, podem atrair maldições.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O chamado e a unção do Senhor fazem toda a diferença

Em Salmo 34:8, no Salmo 86:5 e no Salmo145:9 podemos ler que Deus, o Senhor, é bom. Este é um dos atributos Deus, uma de suas características. Ele é bom. E jamais mudará. Ele é perfeito nas suas decisões e escolhas e jamais deixará de ser perfeito.

Na sua bondade Ele dá o que quer a quem Ele desejar. Deus exerce sua bondade ao decidir nos abençoar com toda a sorte de bênçãos espirituais nas regiões celestes. Não merecíamos, não merecemos nem iremos jamais mereçer mas Ele decidiu nos dar. Ele nos escolheu para que nós recebêssemos as suas bênçãos.

Na sua perfeição, Deus escolhe homens e mulheres pecadores, promove a purificação destes para que possam ter relacionamentos com Ele, que é Santo e nos dá uma tarefa: sermos seus ministradores aqui na terra.

Homens e mulheres que passam por lutas e guerras, mas avançam. levando sempre o bom nome de Deus em suas vidas.

Eu e você somes esses. Homens e mulheres de Deus, que Ele chamou, escolheu elegeu pára que estejamos diante dele santos e irrepreensíveis. Efésios 1:3,4.

Nós fomos escolhidos e chamados e Deus. Vivíamos em uma realidade, mergulhados no pecado, mas quando ouvimos o chamado de Deus, algo em nós salta, pula, se remexe, fica agitado. Isto é a presença do ÉS de Deus em nós.

O Ap Paulo ratifica esse chamado e acrescenta que fomos chamados para servirmos a Deus como sacerdotes, ministradores aq na terra. Como embaixadores Dele e do Seu reino aqui na terra. I Pedro 2:9.

Paulo nos diz em I Pedro que nós somos chamados e ungidos por Deus para fazermos diferença onde estivermos. Fomos chamados para sermos boca de Deus aqui na terra, pára proclamarmos as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Fomos chamados, separados e ungidos.

DIGA: EU FUI CHAMADO E UNGIDO POR DEUS PARA UM PROPÓSITO!

Somente alguém escolhido pode ter acesso ao trono de Deus. Somente alguém que Ele mesmo escolher de receber Dele a unção, que é o revestimento de poder para o representar aqui na terra. Isto aconteceu conosco.

Deus nos escolheu e nos ungiu assim como Ele escolheu a Arão e o ungíu para ser o representante Dele no meio do povo. Êxodo 28:1.

Deus deu a legalidade do chamado a Arão no meio do povo de Israel, e o ungiu, para o sacerdócio. Arão e sua família, seria a família separada por Deus para o sacerdócio real.
Eles teriam o privilégio do sacerdócio no meio do povo, nenhuma outra família teria. E como chamados, separados e ungidos eles seriam autoridade no meio do povo.

Da mesma maneira Ele nos deu, a todos que receberam a Jesus em suas vidas como Senhor e Salvador, no tem da nova aliança estabelecida por Jesus na cruz, a legalidade de sermos familias sacerdotais.

REPITA: EU SOU FAMÍLIA SACERDOTAL! EU TENHO UM CHAMADO!

Todos são chamados mas poucos os escolhidos. A salvação foi oferecida a todos mas não são todos que recebem Jesus como Rei nas suas vidas. Somente esses tem a legalidade, somente esses são legítimos. Possuem o direito de vestirem as vestes sacerdotais, o manto da unção.

Todo aquele que veste o manto da unção do Senhor é abençoado e abençoador. Não é o fato de ser bonito, estar vestindo belas vestes ou de ter muitasposses que faz de alguém separado, ungido ou que dá a esse alguém a legitimidade.

Muitos querem da maneira fácil, querem e acham que podem ter a unção do Senhor comprando-a e vestindo-a como uma roupa que se comprou. Mas estão errados. Atos 8:13-20 registra o fato de um homem chamado Simão propor a compra da unção de Deus e a legitimidade por meio de dinheiro. Sabendo e vendo ele que aquele sobre quem estivesse o ES esse seria poderoso e teria autoridade.

Realmente aquele homem ou mulher que for cheio do ES será uma pessoa poderosa. Fará milagres e terá a legalidade da unção de Deus sobre si.

Muitos andam por aí pregando e fazendo em nome de Deus, assim como Simão. Entretanto não possuem a unção de Deus sobre suas vidas. Essas pessoas convencem pela lábia, carisma e aparência. E muitos são enganados.

Mas o homem a quem Deus escolheu esse tal é diferente e faz diferença.

Números 17

Este trecho de Números mostra que aquele que é escolhido de Deus, até de uma vara arrancada da sua árvore, nascem flores e frutos. Este tal se destaca no meio do povo e Deus o respalda.

Assim será você no meio do seu povo, se destacará e isto será feito por Deus e para a gloria de Deus.