"Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência (desejo) da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito." Gálatas 5:16-25, RA.
A Bíblia nos ensina a respeito de dois tipos de homens. Dois tipos de pessoas diferentes, opostas entre si. O homem carnal, também chamado de homem natural e o homem espiritual.
Para o reino espiritual, o reino de Deus, existem apenas estes dois tipos de pessoas. Não há pessoas meio lá ou meio cá. Não há morno. Não existem discípulos meio carnais e meio espirituais. Ou são espirituais ou são carnais.
O homem carnal tem algumas características que, dentre as quais, podemos citar: preocupa-se consigo mesmo, com seus anseios e desejos, busca satisfazer aos desejos da sua carne, ele faz o que "dá na telha", o que quer e como quer, buscando sempre a satisfação do desejo e o prazer.
Dentre as características do homem carnal, da mulher carnal, existe uma que é a mais importante, pois é ela que realmente caracteriza a sua condição. O homem carnal é guiado pela carne. Está sob a lei do pecado. Esta é a característica que dá nome à aqueles que vivem nos seus delitos e pecados.
O carne tem vontade própria. Ela é inflamada pelo inferno, pelo pecado. A inclinação da carne é sempre para o pecado, para as obras da carne que estão listadas em Gálatas.
O homem carnal é guiado pelos desejos carnais e pratica as obras da carne. Não há como encontrarmos boas obras naqueles que são carnais. Por que suas obras são más, inclinam para o mal. As obras da carne levam à morte, como está escrito em Romanos 6:23. "O salário do pecado é a morte, ..."
O homem espiritual é representado por aquelas pessoas que procuram servir e adorar a Deus, são aqueles que desde o levantar já entram em sintonia com o Espírito Santo de Deus.
Antes até mesmo de sair de sua cama, do seu quarto já ora e se consagra a Deus. O agradece e o louva por mais um dia de vida. Profetiza vitórias, alegrias e muitas conquistas para o dia que está se iniciando.
Para o homem espiritual toda manhã é um milagre de Deus, pois mais uma vez o Pai Celeste permitiu que acordasse nesta terra e pudesse se curvar ao Espírito Santo. Por isso se consagra e alimenta o seu espírito desde o amanhecer.
O homem carnal faz com que sua mente seja usada pelo diabo, fazendo com que o pecado o afaste de Deus. Desde ao amanhecer o seu dia se inicia corrido sem tempo para si mesmo, quem dirá para ter um momento para Deus. Não tem tempo a perder com Deus porque está sempre muito ocupado.
Enquanto o homem espiritual louva a Deus por mais um dia, o carnal deixa esse dia se passar como mais um dia qualquer. E ainda reclama de Deus que o deu um dia cheio de problemas e dificuldades. O homem carnal não tem sintonia com o Espírito de Deus.
I Cor 2:14-16, RA "Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo."
O homem carnal não entende as coisas espirituais, ele tem como que escamas em seus olhos. Isto porque as coisas espirituais se discernem espiritualmente, por meio do agir do Espírito Santo de Deus em nós.
Atos 9:17, 18, RA. "Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo. Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado."
O Ap. Paulo era carnal, andava segundo a inclinação da carne, perseguia aqueles que serviam ao Senhor e tinha prazer nas suas prisões e mortes. Mas ele foi encontrado por Jesus e confrontado pelo poder de Deus em Jesus, que o derrubou do cavalo e denunciou sua carne. Ficou cego, porque a carne cega espiritualmente as pessoas. E somente depois que um cristão verdadeiro, homem espiritual impôs as mãos sobre ele é que tornou a ver e caíram umas escamas dos seus olhos.
A partir deste momento Paulo passou a entender as coisas espirituais, pois ele recebera o Espírito Santo pela imposição de mãos e teve seus olhos espirituais abertos.
Nossos olhos espirituais são abertos pelo poder de Deus em nós, pelo agir do Espírito Santo em nós. O Espírito Santo nos confronta com a palavra de Deus e nos aponta nossa situação. Aquele que é encontrado pelo Espírito Santo de Deus tem sua condição denunciada.
Restando apenas uma postura, a rendição. Aquele que se rende diante do Senhor passa da cegueira para a visão clara, passa do carnal para o espiritual, passa da morte para a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui seu comentário: