Daniel 10:1
"No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo nome é Beltessazar; a palavra era verdadeira e envolvia grande conflito; ele entendeu a palavra e teve a inteligência da visão."
Cada pessoa possui em si a capacidade de armazenar informações, as mais variadas, ao longo de sua vida. O cérebro tem uma capacidade incrível de arquivar informações, experiências, sensações que o ser humano ainda não consegue imaginar.
O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados por mais de 10.000 conexões sinápticas cada, o que daria pelo menos mais de 100 trilhões de conexões. Ele representa apenas 2% do peso do corpo, mas, apesar disso, recebe aproximadamente 25% de todo o sangue que é bombeado pelo coração.
Imagine que um ponto que se faz com uma caneta numa folha de papel é bem maior que um neurônio e este neurônio não sobrevive sem relacionar-se com outros neurônios ao seu redor. Ele não foi criado para viver sozinho.
É como se pelo menos cada um de nós precisássemos nos relacionar com pelo menos outras 10.000 pessoas para podermos existir. Isto nos explica porque o ser humano não foi criado para viver só.
Mas voltando, o cérebro humano tem uma incrível capacidade de armazenamento. Ele funciona todo o tempo, sem interrupções, se parar a pessoa morre. São informações processadas o tempo todo, vindas de todos os lados e dos órgãos dos sentidos. Além de armazenar todos os dados a vida toda ele processa esses dados o tempo todo, gerando pensamentos, criações, deduções. Gerando inteligência.
Etimologicamente, pensar significa avaliar o peso de alguma coisa. Avaliar a importância de alguma coisa e isto todos fazem. Todo ser humano pensa, é inerente ao ser humano esta capacidade. Já dizia o filósofo francês Rene Descartes, "Penso logo existo."
Partindo do ponto de que todo ser humano pensa, caminhamos em direção à inteligência. Inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair idéias, compreender idéias e linguagens e aprender.
É inquestionável que existam pessoas mais inteligentes que outras, com capacidades de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair idéias, compreender idéias e linguagens e aprender mais eficientes que outras pessoas.
A inteligência está ligada à quantidade de informações armazenadas no cérebro bem como com a capacidade de analisar essas informações e gerar resultados benéficos para si ou ou outros. E isto está ligado aos estímulos recebidos durante um período da vida chamada infância.
Tem se falado muito em Inteligência Emocional, que é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. E está diretamente ligada à capacidade de se motivar e motivar outras pessoas, bem como liderar outras pessoas.
Houard Gardner propôs a teoria das inteligências múltiplas em que cada habilidade que exista nas mais variadas áreas da existência humana é uma inteligência.
Por ex: lógico-matemática, lingüística, espacial, musical, cinemática, inteligência naturalista, inteligência existencial, inteligência intrapessoal (que é a capacidade de compreender a si mesmo e de apreciar os próprios sentimentos, medos e motivações) e a inteligência interpessoal (capacidade de compreender as intenções, motivações e desejos dos outros).
Após esse passeio pelo conhecimento científico ou pseudo-científico chegamos ao aspecto espiritual. Existe inteligência espiritual, que é a capacidade de analisar, raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair idéias, compreender idéias e linguagens e aprender a nível espiritual. O ser humano é 3 em 1, muito bem definido pelo Ap. Paulo em I Tess. 5:23.
Podemos raciocinar a nível espiritual com essas informações que até aqui detalhamos sobre a mente.
A inteligência espiritual é aquela que existe no aspecto da vida espiritual do ser humano. O ser humano possui conhecimentos do reino espiritual, nem que sejam equivocados e / ou deturpados e / ou errados.
O propósito de Deus é o que está indicado no verso Gn. 1:26, formar no homem a Sua imagem e semelhança. Formar no homem o caráter de Cristo e com isto dar a ele a "inteligência espiritual", que está ligada à conversão e à presença do Espírito Santo, o poder de Deus, no homem, permitindo a ele percepções espirituais adequadas e não distorcidas.
Cada um de nós tem uma quantidade de conhecimento e experiências acumuladas ao longo da vida. Portanto não há ninguém burro entre nós. Todos temos capacidade de fazer uma leitura do que nos cerca. Esta leitura pode ser um tanto superficial ou mais aprofundada a depender das experiências vividas e acumuladas.
Muitos se acomodam e preferem ficar no que já está pronto ou com o que já está pronto, já foi feito por outra pessoa, e dá uma melhorada e fica por aquilo mesmo. Não se motivam a ir além, a descobrir algo novo, satisfazem-se com pouco, estacionam no comodismo que dá pouco trabalho.
Em sua essência, o ser humano anseia por coisas novas a cada dia e descobrir o novo lhe faz bem.
Cada um de nós pode usar a capacidade, o conhecimento que possui e a inteligência desenvolvida para fazermos cada dia maior o Reino de Deus.
Hoje em dia se vê que não há mais tantos estímulos para o desenvolvimento saudável do raciocínio e da inteligência como já ocorreu no passado. Hoje em dia, da-se mais importância à posse da informação, posse do conhecimento do que à capacidade de usar esse conhecimento em benefício próprio ou da sociedade.
Com a internet e a informatização, as habilidades de se iniciar e desenvolver as relações interpessoais estão sendo perdidas por muitos. Cada vez mais temos visto e ouvido relatos de que as crianças estão sendo formadas pelos video-games, pelo computador e pela televisão do que pelo contato com outras crianças de sua idade numa pelada num campinho de barro, como no passado era tão comum.
Os pais estão cada vez mais ausentes das vidas dos seus filhos, os maridos das vidas de suas esposas e vice-versa, por causa da necessidade de trabalharem mais e mais para proverem os bens e condições materiais para sua casa. As relações interpessoais estão se deteriorando mais e mais.
Cada vez mais as pessoas têm dificuldades em iniciarem uma amizade e a manterem de forma saudável. Porque sua inteligência emocional ou que seja interpessoal e intrapessoal está afetada pela doença na sua condição espiritual.
Nós somos pessoas diferenciadas por possuirmos em nós o Espírito Santo de Deus e termos uma saúde espiritual melhor que uma multidão que nos rodeia. Mas mesmo sabendo que estreitar relacionamento com Deus significa uma vida melhor ainda existem pessoas que se acomodam com a salvação.
Alguns pensam assim: "Já estou salvo, não vou mais para o inferno como aquele miserável que anda bebendo, se prostituindo, pecando. Está bem para mim." Aí quando surgem as dificuldades, que surgem! Não sabem o que fazer pois não desenvolveram sua inteligência espiritual. Vivem desesperadas e correndo atrás de outros pedindo:"Irmão, ore por mim, estou fraco!"; ou ainda:"Meu pastor me socorre pois não sei mais o que fazer com meu marido, com minha esposa!" Isto porque se acomodaram quando poderiam crescer na comunhão com Deus que está sempre disposto a nos ajudar no crescimento espiritual.
Todos nós fomos criados por Deus para sermos líderes. "Ele nos criou e nos colocou na terra e nos disse: crescei, multiplicai, dominai e enchei a terra."
Aquele que não lidera é liderado!
Aquele que não cresce retrocede!
Para que ou porque estamos aqui num domingo como este?
Para crescermos!
A inteligência da visão existe e, se não a temos em nós, precisamos buscá-la diligentemente.
A visão celular no modelo dos 12 não é um modismo, uma brincadeira. Ela é um instrumento de Deus de nos resgatar do comodismo da morte para a diligência da vida.
A visão estabelece passos para o crescimento, para o amadurecimento. Daniel 10:1 nos diz:
1) Entender que a visão celular ensina a palavra revelada
Isto é o Ganhar.
A palavra revelada passa a existir com o objetivo de ganhar mais uma vida para o Reino de Deus. Aquele que tem em si a revelação do novo nascimento é nova criatura e não mais está destinado à morte mas à vida eterna. Passa então a existir a inteligência espiritual.
O Espírito Santo trabalha no substrato que é a Palavra de Deus. Sem o ensino da Palavra de Deus, pura e verdadeira, não há ganhar. Não é preciso ensinarmos ou pregarmos uma palavra difícil, ou teológica.
O que precisamos, em primeiro lugar, é pregar a palavra de vida que nos fez nova criatura e que é suficientemente poderosa para transformar qualquer um numa nova criatura também.
2) Receber a palavra verdadeira
Este é o Consolidar.
Receber a palavra e se alimentar dela é essencial para que alguém seja firmado espiritualmente. É o tomar conhecimento, analisar este conhecimento, julgar e mudar seus paradigmas. Mudar suas referências de certo e errado, mudar seus conceitos.
É o que lemos em Rm 12:1,2. Ap Paulo nos diz que somos atores num palco que gera transformações, é o palco da nossa vida, da nossa existência. Nós devemos ser atores principais e não apenas marionetes do diabo.
3) Saber envolvia grande conflito
Discipular
O discipulado é um processo conflituoso. Um processo de confronto do santo com o pecaminoso, da verdade com a falsidade, do espiritual com o carnal. É uma luta. Efésios 6 nos descreve uma realidade de conflito invisível mas real. É a guerra espiritual.
Sem guerra espiritual não há discipulado eficiente. O adquirir conhecimento e o refletir espiritualmente em cima destes conhecimentos gera conflitos interiores que podem tomar um de dois caminhos. Mudança ou paralisia. E isto depende da decisão de cada um de nós.
Quem nunca teve lutas no processo de discipulado que levante a mão. Se não passou por lutas e conflitos é porque ainda não discipulou como deve.
Mas a melhor parte é o que está escrito em I João 5. "Quem é o que vence o mundo senão aquele que crie que ser Jesus o Filho de Deus?"
Vc crê que Jesus é o Filho de Deus? Então vc é um vencedor!
4) Conhecer a palavra
Enviar
II Tim 2:15, "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade."
II Tim 3:14-17, "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra."
II Tim 4:2, "prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina."
Com o conhecimento da palavra o natural é que os frutos venham, faz parte do processo. Ser enviado para resgatar outros é parte do chamado de Deus para mim e para você. Aquele que já está experimentado está também apto para ensinar a outros.
O Líder visionário:
1º - explica a visão aos demais - se sou eu q conheço a visão tenho q explicar aos liderados.
2º - consegue expressar a visão n apenas verbalmente mas também pelo seu comportamento.
3º - consegue estender a visão para todos - consegue ampliar aquilo q ele vê.
Líder visionário deve ser capaz de:
1- ver com clareza seus objetivos e se esforçar para alcançá-los;
2- tomar decisões calmas na crise;
3- verificar cumprimento das ordens para garantir que haja entendimento;
4- avaliar os liderados e fazer com que o discipulado ocupe os lugares certos nos momentos certos. Levar os discípulos a se ocuparem com a visão e com as atividades da visão;
5- compreender que as diversidades das pessoas traz força para equipe.
Pensamento: Andrew Carnegie "Ninguém será um grande líder se quiser fazer tudo sozinho e receber todo crédito pelo que está sendo feito."
Ministração M12
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui seu comentário: